Portal Caparaó - Estudantes na mobilização contra H1N1
Geral

Estudantes na mobilização contra H1N1

25/06/2010

Estudantes do curso técnico de Enfermagem do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) realizaram intensa mobilização na região central da cidade em alerta sobre a necessidade de se prevenir contra a propagação do vírus H1N1, causador da Gripe Influenza A – também chamada “Gripe Suína”, na manhã deste sábado, 19. Com apoio da Polícia Militar do 11º BPM e do Corpo de Bombeiros, as atividades tiveram início na Praça Cordovil Pinto Coelho, no centro, com uma passeata rumo ao Terminal Rodoviário “Antônio Xavier”, onde houve um trabalho de orientação junto aos motoristas, transeuntes e comerciantes do local.

Mobilização contra a gripe H1N1

Entoando a paródia: “Não quero mais essa gripe louca...” (versão da música “Beijar na Boca”, interpretada pela Cantora Cláudia Leite) e vestidos com uniformes brancos, os quase cem participantes da mobilização chamaram a atenção de quem transitava pelo centro da cidade. A polícia militar garantiu a fluidez do trânsito e a segurança dos futuros profissionais de Saúde. A equipe do corpo de bombeiros também esteve presente, oferecendo suporte para a passeata.

A Coordenadora dos cursos técnicos do CEM, Jeane Breder, enfatizou que estas atividades têm o propósito de combater a doença por meio do reforço ao trabalho preventivo. “Esta movimentação para nós é muito importante, bem como para toda a população. Fizemos um trabalho com os alunos durante um período para que entendessem melhor a importância do combate ao vírus H1N1. Nós observamos que existe uma preocupação muito grande com a vacinação, porém, a profilaxia [medidas preventivas contra enfermidades] da doença foi esquecida. Então, baseado nisto, para fortalecer a campanha do Ministério da Saúde, o CEM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros está orientando a população quanto à triste realidade que assola a humanidade neste momento. Escolhemos paródia porque é uma forma de fomentarmos na cabeça das pessoas o porquê da importância deste trabalho, e assim colocarmos a população a par do que vem acontecendo. Ficou muito interessante. Os alunos participaram entusiasmados e nas ruas pararam caminhões e carros, na medida do possível, para as explicações e entrega de folders, orientando sobre a gripe Influenza A”, destacou a Coordenadora Jeane Breder.

A campanha continua

A campanha terá seu prosseguimento em Manhuaçu, conforme adiantou Jeane Breder em entrevista à reportagem. “Nós iremos fazer abordagens nas empresas que têm números significativos de funcionários. Porque, agora, com o período do frio aumenta a proliferação de vírus da gripe. Faremos também teatro e campanhas com as crianças nas escolas”, ressaltou a Coordenadora.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.