Desde 2005, Manhuaçu vem sendo pólo de um importante programa social, que identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Ciências e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsável pela Direção Acadêmica.
Aula da OBMEP realizada no Colégio Tiradentes com os alunos premiados |
Tendo como Professor Orientador, Cássio Murilo de Souza e Monitor o graduando em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Thiago Myrra, a OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo entre outros, estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisas e sociedades científicas.
Os alunos participantes, são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. Após a realização das provas que são divididas em duas etapas, os três mil alunos premiados com medalhas de Ouro, Prata ou Bronze, são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP e são agraciados com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
No dia 27, ocorreu no Colégio Tiradentes no horário de 08 as 17 horas o primeiro encontro dos alunos premiados da Região de Manhuaçu,sendo ao todo 10 alunos.
Manhuaçu foi representado pelo Aluno Weverton Henrique Verdan de apenas 12 anos e cursando o 8º Ano no próprio Colégio Tiradentes,filho do Cabo da Polícia Militar Verdan e da Professora Zileide e da aluna Erika Maria do Polivalente, as outras cidades com os alunos premiados pela OBMEP são das cidades de Manhumirim, Mutum, Santa Margarida, Abre Campo e Raul Soares.
Manhuaçu é a Sede Regional e os Encontros acontecem uma vez por mês até Abril de 2011 e os alunos devem participar de um Fórum da OBMEP,onde devem ter um horário mensalmente pré-definidos.
Professor Cássio Murilo, Monitor Thiago Myrra e o aluno Weverton Verdan. |
No primeiro encontro os alunos veio com seus pais e as professoras representantes das cidades premiadas,depois tiveram um suntuoso almoço no Restaurante Panela Griil.
Todos os alunos recebem medalhas e uma bolsa mensalmente, recebem dois livros de estudos da OBMEP e ao final do curso recebem certificados.
Assessoria de Comunicação Organizacional 11º BPM