Quinze municípios da região Serrana do Espírito Santo devem receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A proposta é do Governo do Estado e pretende dividir o atendimento em duas microrregiões.
A Central Serrana englobará os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Tereza, Itarana, Itaguaçú, São Roque do Canãa e Sudoeste Serrana, que atenderá os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Ibatiba, Laranja da Terra, Alfredo Chaves.
Serão disponibilizadas cinco ambulâncias, sendo duas de atendimento avançado (UTI) e três para suporte básico, que dariam assistência a população dos municípios, estimada em 282 mil habitantes. Os custos de implantação do sistema são de responsabilidade do Governo do Estado, e o custo mensal dividido entre Governo Federal (40%), Estado (30%) e municípios (30%), sendo que no caso dos municípios a divisão será de acordo com a população de cada um.
Serão 75 profissionais trabalhando, entre médicos, enfermeiros, coordenadores, administrativo e outros, oferecendo atendimento médico de emergência, além da despesa com a frota e material médico hospitalar. portalcaparao@gmail.com - 02/08/07 - 07:58