Cerca de cem Maçons da região participaram da reunião em Manhumirim |
Manhumirim recebeu maçons das cidades da região durante reunião conjunta realizada na noite de terça-feira, 29, na Loja Maçônica Propter Humanitatem. O principal tema do encontro foi o trabalho da AMAR (Associação Manhumiriense dos Amigos Reunidos) na construção de uma fazenda terapêutica para dependentes químicos.
A reunião conjunta é parte de um processo de integração da Maçonaria regional iniciado há um ano. No final de cada mês, as lojas se reúnem num único templo. Em Manhumirim, participaram maçons das Lojas Maçônicas União, Liberdade e Justiça, Fraternidade Regional 33, União de Manhuaçu, Renascimento e Justiça e Tríplice Aliança, de Manhuaçu; União de Simonésia; Agostinho de Souza Lima, de Durandé; e Fraternidade, Prudência e Luz, de Espera Feliz; e Arte e Virtude, de Lajinha.
Com um expressivo de visitantes, o Venerável Célio Vicente destacou o trabalho desenvolvido pela AMAR. Atualmente quatorze pessoas de Manhumirim estão em tratamento em outras cidades, mas o objetivo é dotar o município de estrutura de uma fazenda terapêutica.
O trabalho é executado por várias entidades e tem como uma das bases o Conselho Municipal Antidrogas, alem do apoio de entidades e do poder público na construção da sede da clínica em um terreno de sete alqueires. Contudo, isso não é suficiente.
Coube ao maçom Lúcio Delôgo apresentar o trabalho desenvolvido atualmente. Ele explicou que a AMAR tem como sonho a construção de uma Fazenda Terapêutica de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras. “A fazenda visa o atendimento de pessoas do sexo masculino dependentes de álcool e drogas em regime de internato. O tratamento terá duração de nove meses. A exemplo de outras instituições desse modelo, ela oferecerá um programa de tratamento e ressocialização ao doente de forma a desenvolver sua dignidade pessoal e familiar e proporcionará a realização completa”, garante.
Lúcio Delôgo apresentou o trabalho desenvolvido pela AMAR |
Lúcio mostrou como está o projeto, apresentou fotos e destacou a necessidade de recursos para a continuidade das obras. A fazenda é um ambiente acolhedor e confortável viabilizando a recuperação através de atividades que ajudam na reabilitação gradativa. Os tratamentos ministrados são baseados nos Doze Passos do Narcóticos Anônimos e dos Alcoólicos Anônimos. “Para que o tratamento e a recuperação do doente sejam eficazes é de vital importância a participação da família uma vez que todos se tornam co-dependentes e serão fundamentais no período pós-internação”, detalha Lúcio Delogo.
No encerramento da palestra, Lúcio explicou que todo tipo de ajuda é bem vindo. Para contribuição financeira o depósito pode ser feito na Agencia: 1494-0 Conta: 510059-3 Bradesco.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com