|
Fabrício Souza e Gentil Pazeli ao lado dos tubos para a rede interceptoras |
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) deu inicio à obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto de Manhuaçu, na região abaixo do Bairro Engenho da Serra. O trabalho de engenharia integra a primeira etapa de redes interceptoras e uma unidade para tratamento dos esgotos. A obra beneficiará diretamente 20 mil habitantes.
A implantação dos tubos e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto foi resultado de vários processos de licitação. A primeira empresa executa a obra de construção da ETE com investimento de cerca de 2 milhões de reais, uma outra empresa é responsável pela colocação dos tubos e uma terceira foi a vencedora da venda das tubulações para o município. Isso é resultado de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com recursos do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Manhuaçu.
No bairro Engenho da Serra, começaram os serviços de terraplanagem para a implantação da sede e de todo o sistema de tratamento de esgoto. “O plano de interceptores na primeira etapa será feito na margem direita do rio Manhuaçu numa extensão de três quilômetros. O prazo dessa etapa é de nove meses”, explica o engenheiro do SAAE, Fabrício Santos de Souza.
Ele explica que a construção da primeira etapa do projeto da ETE e dos interceptores é a concretização de um grande sonho do SAAE. “Ela chega para resolver um anseio grande da população de Manhuaçu: a poluição do rio da cidade. Teremos um rio Manhuaçu mais limpo e, em dez anos, vamos transformar a qualidade das águas que cortam toda a nossa cidade. Serão rios e córregos mais limpos e sem o esgoto que hoje é lançado diretamente no leito”.
Segundo o Diretor do SAAE, Gentil Pazeli, em pouco tempo Manhuaçu será modelo no tratamento de esgoto. “É um projeto que começou há quatro anos e que agora começa a se concretizar. Essa é a primeira etapa de uma grande obra que irá modificar para melhor a qualidade de vida de nossa população”.
A ETE representa tecnologia de ponta em Manhuaçu. O SAAE pesquisou os processos mais eficientes e visitou cidades como Viçosa (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (ES), além de contar com estudos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para trazer o que existe de melhor nessa área para Manhuaçu. “Começamos esse projeto ainda na primeira gestão do Prefeito Sergio Breder e estamos agora, com o apoio integral do prefeito Adejair Barros, executando as obras. Com certeza, isso irá marcar a história da cidade”, concluiu.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com