Promotores de Manhuaçu participaram do projeto no Centro da cidade |
O projeto Ministério Público Itinerante, que já percorreu diversas cidades mineiras ao longo dos últimos dois meses, chegou a Manhuaçu na manhã desta terça-feira (27). A carreta de serviços realizou as atividades em frente a Igreja Matriz de São Lourenço. O município foi o 25º agraciado pelo programa em Minas Gerais. Durante todo o dia – de 9h às 17h, centenas de cidadãos puderam ter acesso a orientações jurídicas e também usufruíram de atividades físicas e medições de glicose e pressão arterial com a equipe do NASF da Secretaria Municipal de Saúde.
Inicialmente, quando foi criado, o intuito do projeto era atender, preferencialmente, municípios das regiões mais carentes do Estado, como o Norte de Minas, os vales do Mucuri e do Jequitinhonha. Contudo, após estudos, percebeu-se que a necessidade em divulgar os trabalhos do MP era grande, sendo necessário ampliar o projeto para outras cidades de médio e pequeno porte.
O Procurador de Justiça do Estado, ouvidor do Ministério Público e um dos idealizadores do projeto, Mauro Flávio Ferreira Brandão, avalia positivamente as atividades desenvolvidas. “Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que as nossas visitas às cidades estão dando saldos positivos. Até agora, já participaram do projeto aproximadamente 25 mil pessoas, demonstrando que nosso principal objetivo está sendo cumprido, que é a aproximação entre a instituição e a sociedade civil”, disse.
DESCONHECIMENTO
De acordo com Mauro, as pessoas ainda não têm um claro conhecimento das atribuições do MP, sendo esse esclarecimento a intenção fundamental do projeto. “É necessário esse envolvimento da sociedade. Desde a Constituição de 1988, foram dadas diversas atribuições ao MP, sempre relacionadas à defesa dos direitos coletivos. Essa aproximação procura fazer com que os cidadãos se inteirem melhor dos seus direitos”, acrescentou.
A criação do projeto foi motivada por um levantamento realizado por Instituto de Pesquisa, em 2006, no qual 86% dos entrevistados disseram confiar no MP, mas apenas 35% demonstraram ter conhecimento do papel desenvolvido pelo órgão.
Ouvidor Mauro Flávio destacou a importância dos atendimentos |
Apesar de ser um projeto de âmbito estadual, o desenvolvimento das atividades fica a cargo dos promotores de justiça de cada cidade, com o Ministério Público Itinerante somente fornecendo toda a estrutura necessária para isso. Além das palestras e atendimentos da demanda da população, também foram distribuídas cartilhas de orientação para os visitantes. “Tivemos uma participação importante dos promotores da Comarca de Manhuaçu, Dr. Fábio Santana, Dra. Geaninni Maeli Miranda, Dra. Tereza Rachel e Dr. Bruno de Lana. Eles é que vão manter a seqüência desse projeto, aproximando e integrando, como já estão fazendo, o trabalho do MP com a sociedade”, resumiu o ouvidor do Ministério Público.
Carlos Henrique Cruz / Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com