O Sebrae-MG, em parceria com a Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) oferecem orientação empresarial e consultorias em Manhuaçu. Quem pretende abrir ou melhorar a gestão de negócios poderá esclarecer dúvidas sobre marketing, finanças, gestão e atendimento ao cliente. As atividades gratuitas fazem parte do Programa Sebrae em Ação, realizado entre 11 e 13 de agosto. Uma palestra especial sobre atendimento encerra a programação do evento: “Do porteiro ao presidente”.
Ao todo serão nove atividades de orientação entre consultorias em grupo, palestras, Cine Sebrae, oficinas e uma palestra magna.
Presidente da Aciam Toninho Gama e a técnica do Sebrae Ereni Emerick. |
O programa Sebrae em Ação tem o objetivo de contribuir para a desenvolvimento e a capacitação de empresários e empreendedores de Manhuaçu dentro da parceria realizada, há mais de dez anos, com a Aciam.
A Técnica da Microrregional do Sebrae em Manhuaçu, Ereni Emerick, explica que a intenção é oferecer sempre qualificação. “O Sebrae e a Aciam, em conjunto, querem que as empresas tenham uma equipe bem capacitada com atendimento excelente e boas vendas e consumidores satisfeitos, enfim, desejamos que todos saiam ganhando com essa ação”.
Segundo o Presidente da Aciam, Toninho Gama, uma das demandas da entidade junto ao Sebrae é por projetos que possam qualificar empresários, gerentes e colaboradores das empresas de Manhuaçu. “É uma estratégia que já adotamos com sucesso em outros anos e nesta edição será incrementado com mais consultorias, clínicas de atendimento e uma grande palestra. O Sebrae é um parceiro importante há mais de dez anos na Aciam e nosso objetivo é melhorar a cada dia os serviços que são oferecidos aos empresários e colaboradores das empresas. No final, o objetivo é o desenvolvimento, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida de todo o segmento produtivo de nossa economia”.
CONHEÇA AS ATIVIDADES
Ereni Emerick explica que nos dias 11 e 12 acontecem ações na sede da Aciam e do Sebrae. Haverá consultorias em grupos sobre Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento de Equipes. As oficinas vão abordar temas como “Elaboração de plano de cadastro, crediário e cobrança” e controles financeiros. No Cine Sebrae, o tema será Motivação e Administração de Conflitos. No dia 11, haverá palestra sobre “Lucratividade: Crescer, sobreviver ou morrer”, e no dia 12, com o tema “Praticando a qualidade”.
O encerramento do Sebrae em Ação Manhuaçu será na sexta-feira, dia 13, no Cine Teatro João Bracks, com a palestra “Do porteiro ao presidente”, com William Caldas.
Autor de livro sobre o tema, ao lado da jornalista Inácia Soares, o palestrante William Caldas busca, com praticidade e clareza, a partir de exemplos cotidianos, resgatar a importância singular do ato de vender, considerando-o como o carro-chefe de um negócio: "é na venda que está o desafio da manutenção de qualquer empresa". Partindo dessa premissa, ele procura mostrar que vender, em uma organização, assim como atender bem, não é tarefa apenas do comercial, mas de todos que integram a equipe. "Dar a cada cliente a importância que ele tem é uma questão de matemática. (...) Empresas inteligentes são aquelas que entendem que só se chega o cliente número 100, passando antes por outros 99", afirma.
A maior parte das atividades é gratuita, mas é necessário se inscrever na Aciam (3331-2829) ou no Sebrae (3331-4833). A palestra magna tem taxa de 35 reais por pessoa. Empresas associadas pagam apenas 25 reais.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com