Vacinação contra paralisia infantil começa nesta segunda, 09 |
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Manhuaçu está com todo esquema pronto para realizar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Embora o Dia Nacional da Multivacinação seja no próximo sábado, dia 14, a partir desta segunda, 9, todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo PSF, começam a aplicação da vacina em crianças de 0 a menores de 5 anos de idade. Em junho foi aplicada a primeira dose da vacina, mas não basta. Para se completar a imunização, a criança tem que receber as duas doses disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto é que o lema desta fase da campanha é “Vacinação Infantil. Não vai esquecer a segunda dose, hein?” Confira o esquema de vacinação no quadro, lembrando que na terça-feira, 10, dia do padroeiro São Lourenço, é feriado em Manhuaçu e as unidades de saúde não funcionam.
DOENÇA REAPARECE NA EUROPA
A Paralisia Infantil (Poliomielite) está erradicada no Brasil há duas décadas. Essa é uma constatação que tranquiliza? Não. É que recomeçam a surgir casos da doença na Europa, onde houve a erradicação desde 2002 e onde a Organização Mundial de Saúde (OMS) está empenhada na luta contra um surto verificado no Tajiquistão que vitimou 108 crianças, das quais 10 morreram. A situação é tão grave que apenas em uma semana de julho foram registrados 374 casos naquele país, números que podem aumentar com a chegada dos resultados oficiais. Daí a necessidade de não esmorecer na aplicação da vacina, pois o vírus transmissor da doença percorre grandes distâncias com facilidade. Países que não tem mais a doença, correm risco de importação do vírus e a única forma de proteção é a aplicação da segunda dose da vacina. Sendo o Brasil, um país com grande fluxo de viajantes, o risco de importação do vírus de regiões endêmicas é grande, daí importância da imunização.
É PRECISO VACINAR MAIS CRIANÇAS
Campanha tem como data principal o dia 14 |
Este surto na região européia demonstra a necessidade de uma cobertura cada vez maior nas campanhas de vacinação com um mínimo de 95%, percentual de segurança de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter uma ideia da importância desta cobertura, no Tajiquistão, a cobertura tem sido de 87%, desde 2008, o que contribuiu para o ressurgimento de casos de Paralisia Infantil (Poliomielite). No Brasil, a primeira etapa da vacinação não atingiu, com facilidade, a meta necessária, o que obrigou a prorrogação do período de campanha em vários estados.
VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL EM MANHUAÇU
DE 09 A 13 DE AGOSTO. DEVEM SER VACINADAS CRIANÇAS DE 0 A MENORES DE 5 ANOS
Segunda, 09: Diniz e São Geraldo, na ESF Dom Corrêa, às 08:00.
Quarta, 11: Soledade (salão da igreja), de 08:00 às 09:30, na ESF Sacramento. Córrego dos Hott, às 08:00, na ESF Ponte do Silva. No Barreiro (bar do Alaor) e Bálsamo, na ESF Engenho da Serra, de 08:00 às 11:00.
Quinta-feira, 12: Raposo (salão da Igreja Católica), de 09:00 às 10:00. Serra do Ouro (salão da Igreja), de 12:30 às 13:30, Vila de Fátima (salão da Igreja), de 14:00 às 15:30, na ESF Sacramento. Córrego da Sinceridade, na área do ESF Bairro Santana, às 13:00.
Sexta-feira, 13: Barra de Monte Alverne, na ESF Matinha, às 08:00.
Todos os dias nas unidades da ESF (Antigo PSF) da cidade e zona rural. Não esquecer de levar o cartão de vacina da criança.
Mais informações: Vigilância em Saúde de Manhuaçu – (33) 3332 3580
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com