|
Aula inaugural da Doctum recebeu um grande público |
|
O curso de Direito das Faculdades Doctum promoveu na noite desta segunda-feira, 23, a Aula Magna referente ao primeiro semestre letivo de 2010. Centenas de pessoas lotaram o Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel para prestigiar o evento. Dentre as autoridades presentes estiveram a Defensora Pública, Dra.Denise Rodrigues, os Promotores de Justiça da Comarca de Manhuaçu, Dr.Bruno Lana e Dra.Thereza Rachel, além do Defensor Pùblico, Dr.Roberto Gomes.
A abertura oficial da Aula foi ministrada pela coordenadora do curso de Direito, Profª.Iana Penna. Ela saudou a comunidade acadêmica Doctum e em seu discurso – o primeiro em eventos enquanto coordenadora – relatou o compromisso em continuar um trabalho de qualidade já existente à frente da coordenação do curso.
Logo em seguida, os alunos e professores que se destacaram no primeiro semestre letivo de 2010 receberam o prêmio Mérito Acadêmico. Vinte alunos e dois professores foram contemplados com o certificado “O Mérito acadêmico foi instituído com a finalidade de promover e incentivar os alunos ao hábito de estudos, a busca constante do conhecimento e o aprimoramento acadêmico. Ele contribui para maior visibilidade dos esforços da instituição na valorização da qualidade do ensino e do incentivo ao compromisso dos alunos nas questões sociais da comunidade”, afirma a Diretora Administrativa, Flávia Ramos.
Direitos fundamentais e a ordem pública
A Aula Magna foi apresentada pelo advogado e professor Ricardo Azevedo Leitão. O professor que é Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Mackenzie de São Paulo e Mestre em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Samford, nos Estados Unidos, expôs e discutiu com o público o tema “A garantia de Direito fundamental e as questões de ordem pública”. Na ocasião, ele apresentou as análises históricas das conquistas de direitos individuais, a experiência americana, européia e brasileira em situações conflitantes, o panorama atual do Direito brasileiro, a liberdade de imprensa e a ordem pública.
Para o professor Ricardo, a perturbação dos direitos individuais à sua plena utilização em momentos de grave crise das sociedades estabelecem um verdadeiro conflito. "A história do Direito é a história da relação dos homens em sociedade e desta, organizada com o estado de Direito. Em benefício de conquistas paulatinas, os direitos individuais foram reconhecidos como sagrados. Nas constituições de diversos países eles representam direitos inalienáveis, para outros, limitação de poder do Estado sobre os indivíduos", afirma.
André Luiz Castro
Assessor de Comunicação
Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu