A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Manhuaçu concluiu neste sábado, 27, uma série de atividades relacionadas à ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que em anos anteriores era denominada “Semana do Excepcional”. As atividades começaram no sábado e se estenderam durante a semana com eventos culturais, apresentações e palestras.
Renato Cezar abriu a semana que teve ainda apresentações e teatro |
Segundo o presidente Renato Cezar Von Randow, o tema deste ano foi “Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver”. A ideia central, segundo ele, é que a APAE possam motivar a pessoa a integrar-se aos seus meios de convívio para que ela tenha os seus direitos respeitados, dentro da família, dentro do bairro, da escola, pelos amigos. “Só assim eles podem conquistar um espaço e a exercer sua dignidade”, disse.
A abertura contou com apresentação de um coral com os alunos e funcionários, ensaiados pela professora de música do CAIC, Márcia Lacerda, peça teatral em libras "Os três porquinhos", apresentada pelas fonoaudiólogas Sabrina e Karina Melo e a psicóloga Jamille e ainda o relato do ex-aluno Fábio, que hoje trabalha na Casa Bento Alves Costa.
A semana ainda foi marcada pela Feira Cultural com o tema “O que Manhuaçu tem a oferecer”. Houve um desfile com cada profissional, lojas e representações de Manhuaçu e trabalhos desenvolvidos na cidade.
O terceiro dia teve palestras muito importantes envolvendo o tema proposto para a Semana 2010. A psicóloga Denise Nunes e as autodefensoras Sandra e Giane falaram sobre a Autogestão e Autodefesnoria. O segundo momento foi com a mãe do paciente Sávio, Rita de Cássia Thuler Teixeira, e o pai da aluna Anna Flávia, Dionízio Gomes Fagundes, relatando a experiência na participação no XI Congresso Estadual das APAES, realizado em Uberlândia nos dias 12 a 15 de agosto. A terceira palestra foi realizada pelo Dr. Walteir José da Silva (Juiz de Direito da Comarca de Manhuaçu) com o tema “A Rede de Proteção Social e as leis que amparam a pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla”.
A participação dos palestrantes, pais, alunos e funcionários trouxe boas experiências para o grupo diante da autogestão e autodefensoria.
2º BalançAPAE foi um grande sucesso |
Renato Cezar também destacou os bons resultados do projeto Novo Olhar. Realizado com o objetivo de capacitar profissionais das escolas das redes municipal e estadual de ensino. “Foi uma iniciativa pioneira da APAE de Manhuaçu que foi abraçada pelas redes estadual e municipal. Nossas técnicas e professoras se empenharam e elaboraram uma série de palestras voltadas para a capacitação. O projeto deu muito certo. Os profissionais da educação agora podem conhecer o portador de deficiência em suas escolas, oferecer um atendimento mais capacitado e até encaminhá-lo para nossa entidade auxiliar”, destacou.
A semana nacional ainda teve uma carreata pela cidade e a participação do Grupo 4 Ases. Na sexta-feira, a segunda edição do BalançAPAE com um carnaval fora de época e no sábado a gincana do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com