Portal Caparaó - Conselho Municipal analisa contas da Secretaria de Saúde
Geral

Conselho Municipal analisa contas da Secretaria de Saúde

11/09/2010
Conselheiros analisam contas da Secretaria de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou na reunião da quarta-feira, 08, parte das contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após avaliação da Comissão de Finanças (CF). A apresentação foi feita pelo Assessor Contábil Valdir Jr. e o conselheiro Dr. Sebastião Andrade, membro da CF.

Saúde em Casa

Foram aprovadas as contas do ano de 2009 do Programa Saúde em Casa, após apresentação dos relatórios de gastos e de recursos ainda disponíveis que aguardam resultados de licitações para serem investidos. A CF deu parecer favorável à aprovação, com exceção do conselheiro Marivaldo Anselmo, por entender que o tempo entre a entrega dos relatórios e a reunião teria sido insuficiente para uma análise mais aprofundada dos números informados.

Hospital César Leite

A SMS informou o montante de recursos transferidos ao Hospital César Leite (HCL) para atendimentos de urgência/emergência do SUS, referentes ao período de junho/08 a junho/09. Além das planilhas da Secretaria de Saúde, a CF recebeu ainda relatório dos procedimentos que foram realizados pelo hospital no referido período. Após parecer favorável, os conselheiros aprovaram os números apresentados.

2009/2010

A prestação de contas dos meses de agosto a dezembro de 2009, foi apreciada e aprovada. O conselheiro Marivaldo Anselmo se posicionou contrário à aprovação. “É preciso ter as planilhas nas mãos e contar com mais tempo para estudá-las”, cobrou o conselheiro. Já a prestação de contas do período de janeiro a julho de 2010, será reavaliada pela CF para depois voltar ao plenário. A decisão foi tomada de comum acordo entre a Assessoria Contábil e o CMS, após a apresentação do balancete global do período pelo Assessor Contábil Valdir Jr.

No início, surgiram muitos questionamentos entre os conselheiros quanto a forma adotada para sua explanação. Aos poucos foi possível chegar a um entendimento satisfatório. Destaca-se aqui o interesse dos conselheiros em entender de forma clara os números apresentados e o esforço da Assessoria Contábil em esclarecer todas as dúvidas. “Não duvidamos dos números apresentados e nem da competência da Assessoria Contábil. O que queremos é entender o que está sendo apresentado”, disseram os conselheiros Nelson Jacob e Paulo César. Já a conselheira Luciene (ESF Dom Corrêa), questionou a utilização de termos técnicos que acabaram por dificultar a compreensão das informações.  Uma das justificativas tanto da Assessoria Contábil, quanto da Comissão de Finanças, é de que o acúmulo de muitos meses sem apresentar as contas também prejudicou o entendimento do balancete. Ao final, ficou acordado que a partir de agora os conselheiros terão os números impressos em planilhas. Um pedido unânime dos conselheiros: Que as contas sejam apreciadas e colocadas em votação a cada três meses.

Uso de água

O conselheiro Renato Miranda disse que há alguns dias tem faltado água para lavar os carros da SMS. O conselheiro pede a verificação de uma possível “utilização” de água da Secretaria por algumas pessoas que fazem divisa com o pronto socorro.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.