Portal Caparaó - Saúde propõe ações unificadas em Manhuaçu
Geral

Saúde propõe ações unificadas em Manhuaçu

18/09/2010 - Atualizado em 18/09/2010 21h44

Uma das metas da Administração de Manhuaçu é melhorar o atendimento de suas secretarias para garantir o acesso de todos aos inúmeros serviços prestados pelo município. Na quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), numa iniciativa do Secretário Luiz Prata com apoio do Prefeito Adejair Barros, promoveu reunião no auditório da SMS para discutir a unificação de ações em prol do bem estar da população de Manhuaçu.

Pensar e agir juntos

Reunião entre equipes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social

O Secretário de Saúde Luiz Prata disse que é necessário pensar e agir juntos. Com este objetivo é que começa a ser traçada a estratégia de trabalho.  O mesmo pensamento tem a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SMS, Viviane Temer. Para ela é impossível pensar um serviço público eficaz sem a integração da saúde, educação,  social, esporte, cultura, lazer, etc. Sendo assim, a orientação de traçar ações conjuntas e intersetoriais proposta é importantíssima. Também pensa assim a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Beatriz Prata. A psicóloga rechaça o individualismo, pois, ninguém vive sozinho. Se é assim, está na hora de buscarmos as melhorias que tanto almejamos e sonhamos. “Depende de nós para que este se torne realidade”, diz Beatriz Prata.

Apoiar o adolescente

A médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Matinha, Bernadete Catalã Soares, apresentou proposta para que seja criada estratégia de ação direcionada aos adolescentes. De acordo com ela, o município está bem estruturado na atenção básica à saúde e todas as faixas etárias são assistidas por programas específicos garantindo a este público vida saudável. No entanto, uma boa iniciativa desta nova fase de ações conjuntas é pensar nos adolescentes. Conforme a médica, esta é uma fase de transformação, descoberta e quase sempre os adolescentes ficam numa “escuridão”, uma fase de “luto”, até. Bernadete acredita que ações integradas que garantam acesso à saúde, educação, convívio social, esporte, lazer, poderão mudar a realidade e transformar a vida de muitos adolescentes que estão numa situação de vulnerabilidade social imensurável.

Próximo passo

Está agendada para o próximo dia 30, também na Secretaria de Saúde de Manhuaçu, uma segunda reunião para continuar o debate sobre o assunto. Neste período que antecede o novo encontro, todos se comprometeram em discutir em suas secretarias o valor desta iniciativa de trabalhar ações de forma unificada.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.