Funcionários da Caixa Econômica Federal (Manhuaçu) aderiram ao movimento de greve por tempo indeterminado,na manhã desta quinta-feira, dia 30. Ainda bem cedo, clientes que chegaram à agência foram surpreendidos, com a faixa fixada informando “estamos em greve”e, cartazes colados na porta de entrada destacando as razões pelas quais levaram os funcionários a cruzarem os braços.
Funcionários da Caixa são os primeiros a aderir à greve dos bancários em Manhuaçu |
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Manhuaçu, o movimento é fruto da intransigência dos banqueiros na mesa de negociações da Campanha Salarial 2010 e descaso com os usuários de bancos. A categoria reivindica aumento de 11%, participação nos lucros e resultados (PLR),vale-refeição, vale-alimentação,auxílio- creche e pisos maiores, além de auxílio educação para todos, melhores condições de saúde e condições de atendimento à população.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Manhuaçu, Geraldo Vinícius os bancários estão querendo chamar a atenção dos banqueiros de todo o País, que têm tido lucros absurdos, não são revertidos à população, e, benfeitorias não são feitas nos bancos a fim de oferecer comodidade ao cliente. Geraldo Vinícius diz que os bancários estão buscando apenas o que é de direito, como exemplo, o reajuste salarial acima da infração e ganho real, já que o País terá um lucro no PIB de 6 a 7%. “O que nós, bancários, estamos querendo é parte do lucro, para continuarmos atendendo a população de forma satisfatória”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários,que acredita na consciência de todos, uma vez que a greve começa no momento certo para despertarem todos os banqueiros. Ele pede também que haja a solidariedade da população, que também é vítima da ganância dos banqueiros.
Até agora, somente a agência da Caixa Econômica Federal em Manhuaçu está em greve. As outras instituições bancárias foram contactadas pelo Sindicato, mas, decidiram continuar as atividades normalmente.
Geraldo Vinícius conta que em outras cidades como Caratinga, Gov. Valadares, Teófilo Otoni, Iúna e Cachoeiro do Itapemirim também aderiram à greve. “Agora, vamos continuar a conversação com outras agências, para que os bancários possam avaliar a condição que se encontram atualmente e, venham somar força nesse momento tão importante para a categoria”,afirma Geraldo Vinícius.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com