Portal Caparaó - Câmara recebe estudantes e debate segurança na Eloy Werner
Política

Câmara recebe estudantes e debate segurança na Eloy Werner

08/10/2010 - Atualizado em 08/10/2010 14h07
Professora Andréia Lima falou aos vereadores

Com o plenário tomado pela presença de estudantes, professores e populares, a Câmara Municipal de Manhuaçu realizou sessão ordinária na manha desta quinta-feira, 07. Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas, a Mesa Diretora debateu junto com os demais integrantes do Legislativo questões relacionadas às medidas de segurança no trânsito da Alameda Eloy Werner.

Fundeb: professores querem esclarecimentos

Mais uma vez, questões relacionadas ao Fundeb fizeram parte da pauta da sessão legislativa. Nesta reunião, a representante dos professores da rede municipal, Professora Andréia Pereira Lima, se pronunciou apresentando várias indagações a respeito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério. A professora solicitou listagem contendo nomes e funções dos servidores beneficiados, esclarecimentos sobre os critérios para a formação da Comissão do Fundeb e prestação de contas, além de outros pontos.

Os vereadores ouviram atentamente às reivindicações feitas pela educadora, debatendo inclusive o assunto em plenário. O Presidente Toninho Gama mencionou que o Legislativo tomará as providências necessárias no intuito de convidar o Secretário Municipal de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho, para participar de sessão extraordinária exclusiva para este assunto, no próximo dia 19 deste mês. “Nós estudamos o Fundeb por várias vezes e é bastante complicado porque tem porcentagens de valores que podem ser gastos com isto, outras com aquilo, a gente precisa discutir esta situação do Fundeb com os professores, que é um direito deles, junto com o Secretário de Educação e com a Comissão que acompanha do Fundeb para realmente ver a situação, para se saber se os gastos estão ocorrendo de forma regular ou não. Nós confiamos no Secretário de Educação, o Professor Eduardo Portilho, que é uma pessoa que todos conhecem e sabem que ele trabalha com muita seriedade. Então, é necessário que o Secretário venha e nos esclareça como é que o dinheiro do Fundeb está sendo usado”, comentou a Secretária da Mesa Diretora, Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas.

Em sessões anteriores, o Vereador Fernando Gonçalves Lacerda também havia abordado o assunto, quando, apresentou Requerimento à Mesa Diretora do Legislativo no intuito de que a Secretaria Municipal de Educação respondesse a estes questionamentos. “Um grupo de professores municipais protocolou o pedido de palavra na ordem do dia na reunião de hoje a respeito do Fundeb. [...] Acredito que os professores estão no caminho certo. Eles procuraram a Câmara Municipal que por Lei tem obrigação de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Nós estamos na luta para saber sobre o saldo do Fundeb de 2008 e 2009 e, agora, os professores também procuraram esta Casa, e esta Casa já marcou reunião para tentar responder estas perguntas”, considerou o Vereador Fernando.

Estudantes lotam plenário

Membros da APAE e outras escolas participaram da mobilização na Câmara

A mobilização visando melhorias efetivas no trânsito da Alameda Eloy Werner, no Bairro Alfa Sul, teve sua continuidade nesta sessão legislativa. Estudantes, professores e populares tiveram comparecimento expressivo no plenário, no decorrer da sessão, enfatizando a necessidade urgente destas ações. Também estiveram presentes os Presidentes das Associações de Moradores dos Bairros Alfa Sul e São Vicente, Milton Filgueiras e Benoni da Paixão, respectivamente. No último dia 30 de setembro, uma passeata envolvendo centenas de estudantes pela alameda marcou o início deste trabalho. Portando faixas e cartazes, os estudantes solicitaram sinalização adequada, faixas, quebra-molas e rotatória visando à redução da velocidade dos veículos que transitam no local.

Via de acesso principal para cinco escolas e diversas instituições, a Alameda Eloy Werner possui trânsito movimentado, oferecendo riscos para pedestres, principalmente crianças e jovens que ali circulam diariamente. Pelo logradouro passa quem se dirige ao Centro Educacional de Manhuaçu, CAIC, Fumaph, EE São Vicente de Paulo, APAE, SENAC, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros e Renalclin, além do acesso Bairros Alfa Sul, São Vicente e Nossa Senhora Aparecida.
O Vereador e Presidente da APAE/ Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow, e o Coordenador do Programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania) do 11º BPM, Ten. Jésus, acompanhados da Diretora da APAE, Tânia Maria Alves, se pronunciaram no plenário, destacando os propósitos deste trabalho. “A segurança nesta alameda é um pedido desde 2009, a partir do momento em que detectamos junto aos alunos da APAE escola que há certa necessidade de ser feita uma calçada, uma rotatória, um muro para conter aquele barranco, uma melhoria enfim, para conter esta violência no trânsito. Nós vimos aqui todos os carros que passam pela Alameda Dr. Eloy Werner, em alta velocidade. Temos um Corpo de Bombeiros que, às vezes, para salvar vidas, tem que transitar em alta velocidade, e, neste meio tempo, temos nossos alunos, pedestres, passando pelo local. Haja vista que nós temos todas estas escolas e instituições que funcionam nas imediações, havendo cerca de 1.500 a 2.000 alunos passando nesta alameda, onde não se tem uma calçada descente. Além do mais, temos uma bueira “mata-burro” em precárias condições que pode ocasionar a queda de uma criança, trazendo transtornos tanto aos pais quanto ao Executivo, pois, compete à Prefeitura manter em bom estado as suas ruas e avenidas. [...] A primeira movimentação aconteceu por meio do Programa JCC – Jovens Construindo a Cidadania do 11º Batalhão da Polícia Militar, que a APAE faz parte, que foi a caminhada que fizemos no dia 30 de setembro. [...] Solicitamos que nossos colegas de Câmara fizessem coro e assinassem este documento que será encaminhado ao Prefeito, que é uma pessoa sensível às causas do município, e, com isto, acreditamos que nosso pedido será atendido de imediato”, ponderou Renato Von Randow. 

Durante as explanações, o Vereador Renato Cezar Von Randow e Ten. Jésus apresentaram desenhos da Alameda Eloy Werner, com as mudanças propostas nesta mobilização. Os desenhos foram elaborados por estudantes, como estímulo ao envolvimento geral da sociedade nesta causa.

Renato Cezar Von Randow mostrou ainda fotos da grade danificada da bueira existente na alameda, nas proximidades da APAE, alertando para os riscos de acidentes proporcionados a quem por ali transita e o insuportável barulho gerado quando um veículo passa sobre a grade, prejudicando as atividades desenvolvidas no interior da APAE.
Em seguida, os representantes desta mobilização em prol do trânsito entregaram o pedido formalizado à Mesa Diretora do Legislativo solicitando o imediato encaminhamento à Prefeitura para que as providências sejam tomadas.

No ensejo, o Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama, comentou sobre a importância do comprometimento das autoridades eleitas recentemente, neste dia 03 de Outubro, com as ações executadas para se resolver os desafios do trânsito em Manhuaçu. “É importante estarmos agora com os políticos que foram bem votados no município de Manhuaçu nas recentes eleições para cobrarmos gestão firme junto aos Governos Federal e Estadual para que possamos viabilizar o contorno do município, pois, é ele que irá reduzir o problema do trânsito. O contorno irá fazer da BR-262 dentro da cidade, um perímetro urbano, a principal avenida de nossa cidade. Sendo assim, a Prefeitura terá condição de fazer as intervenções necessárias e tirar aquele grande número de veículos que passam por ela, resolvendo de fato este problema. A gente vê que municípios com rodovias muito menores, com movimento menor que o nosso já obtiveram sucesso com o contorno rodoviário nestes últimos anos, como Manhumirim e Ponte Nova. Então, Manhuaçu necessita hoje desta obra do Governo Federal, mas não dá pra ficar esperando por muito tempo mais”, afirmou o Presidente Toninho Gama.

Presidente Toninho Gama recebeu a documentação através dos alunos

SIM

Na continuidade da sessão legislativa, o representante do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), Celso Custódio Gomes de Oliveira, fez uso da palavra para comentar sobre a implantação do SIM (Selo de Inspeção Municipal) em Manhuaçu. O Projeto de Lei nº. 062/2010, de autoria do Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama, que “dispõe sobre a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal no âmbito do Município de Manhuaçu e dá outras providências” foi lido no plenário e, após ser dada ciência, houve pedido de vistas para melhor análise por parte das comissões específicas.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.