Cinco produtores da região de Manhuaçu figuram na seleção de 104 cafeicultores que tiveram amostras de café classificadas para a final do 7º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, que entra em sua fase decisiva. Foram quatro produtores de Manhuaçu: Geraldo Antonio da Paixão; José Admilson Ferreira; José Rogério da Silva e Marcelo da Silva; e um de São João do Manhuaçu: Geraldo Bruno da Paixão .
Segundo o gerente da regional Emater de Lavras, Marco Antônio Canestri, as amostras de café apresentadas superaram a expectativa pouco favorável dos organizadores do concurso. “Temos cafés muito bons e finos, apesar de a florada ter sido irregular”, explicou. Ele ainda disse que quando isso ocorre, o produto tende a apresentar uma queda na qualidade. “Isso, no entanto, não aconteceu”, afirmou.
Este ano, diferente de edições anteriores, o concurso ampliou a participação de concorrentes de todas as quatro regiões produtoras do estado (Sul, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Cerrado). A mudança, de acordo Canestri, teve por objetivo promover o café de cada uma das regiões, respeitando e valorizando as características particulares delas.
Nesta sétima edição, serão premiados três cafés de cada uma das categorias das regiões produtoras classificadas. “Pode chegar a 18 amostras premiadas, mas elas precisam atingir a pontuação mínima, exigida por compradores e que é de 84 pontos da tabela de classificação da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA)”, ponderou o gestor do projeto na Emater, o coordenador técnico Marcos Fabri. Segundo ele, as amostras do primeiro lugar da categoria cereja e da categoria descascado serão enviadas para o Concurso Nacional da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic).
O Concurso Qualidade dos Cafés de Minas é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Emater, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento é uma ação do programa estruturador do estado, o CertificaMinas Café.
A cerimônia de encerramento e premiação dos melhores cafés será no dia 25 de novembro, em Lavras, no Salão de Convenções da Ufla. Além da premiação, está programado um leilão dos cafés premiados. O evento costuma atrair a atenção e participação de compradores nacionais e internacionais de café.
Os nomes dos finalistas e seus respectivos municípios e regiões já podem ser conferidos no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) – http://www.emater.mg.gov.br .
Carlos Henrique Cruz - com informações da Emater-MG