O Diretor do SAAE Manhuaçu, Gentil Pazelli, admitiu nesta terça-feira as dificuldades para sanar os problemas de abastecimento na cidade. Segundo ele, o rompimento de uma das duas adutoras comprometeu o fornecimento de água e reduziu a capacidade de atendimento em 50%. A expectativa é de que o serviço seja reestabelecido totalmente até o final da tarde desta terça-feira.
Gentil Pazelli explicou que existem duas redes que trazem a água do ribeirão Manhuaçuzinho até a Estação de Tratamento de Água no alto do Bairro Santa Luzia. A primeira tubulação foi construída em 1979 e a segunda em 2004. O rompimento foi na mais antiga e isso dificultou a manutenção. “Temos algumas peças para substituição, mas o defeito não tinha como ser solucionado imediatamente. Como é uma rede antiga, tivemos que fazer a peça para colocar no local. Além disso, é preciso desligar o sistema para fazer o reparo. Foi isso que gerou tanta demora, mas já estamos concluindo”, justificou.
Gentil falou que a capacidade foi reduzida em 50% e somente uma adutora não atende a cidade de Manhuaçu. “Fazemos em média duas ligações de água novas por dia, só para citar como a demanda tem aumentado. Investimentos na ampliação. Estamos finalizando agora uma obra de uma terceira captação e isso vai ajudar um pouco. Enquanto não estivermos com o sistema pleno novamente, existe uma dificuldade para atender a todas as casas”, explicou.
Segundo o diretor, a previsão é de que até a tarde desta terça-feira, o sistema já consiga levar água a todas as casas da cidade. “O sistema já foi religado e está trabalhando para reabastecer as casas. Eu sei que é um problema muito grande ficar sem água, mas temos feito de tudo para evitar que isso aconteça”, concluiu.
Klayrton de Souza - portalcaparao@gmail.com