Um forte vendaval assustou moradores da cidade de Matipó, na noite da última terça-feira, 26. A situação foi mais dramática no Bairro Boa Vista, onde um telhado de estrutura metálica de uma quadra poliesportiva foi completamente arrancado e lançado pelo vento sobre as casas próximas.
O vento, ocorrido por volta das 18 horas, destelhou casas em outros bairros da cidade e ainda provocou danos a dezenas de árvores. O prefeito de Matipó, Fábio Gardingo, mobilizou servidores de várias áreas, como Obras, Saúde e Assistência Social, no socorro e auxilio as vítimas.
VORAZ
O maior estrago foi provocado pela cobertura metálica de uma quadra polisportiva. Ela foi arrancada por completo e lançada a alguns metros da quadra. A estrutura de ferragem e telhas galvanizadas caiu sobre inúmeras casas, provocando muitos danos e susto aos moradores. A Rua Duque de Caxias foi a mais afetada, com mais de vinte casas danificadas. Com a queda de um poste, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido na rua.
Ninguém ficou ferido com o episódio, mas toda a assistência necessária foi prestada pela Administração Municipal às famílias afetadas. As pessoas desabrigadas foram acolhidas em casas de parentes, nas proximidades, e só devem retornar após os reparos dos estragos. Muitos mudaram provisoriamente e tiraram mobília e os seus pertences do local onde moravam.
No dia seguinte, o que sobrou da estrutura de metal retorcido foi retirado do telhado das residências. A Prefeitura solicitou uma perícia na quadra, para apurar o por que o telhado não suportou o forte vento.
LIMPEZA
Outros pontos da cidade foram afetados com lama e galhos de árvores pelas ruas. Algumas árvores foram completamente arrancadas solo. Na quarta-feira, a Prefeitura montou uma força tarefa, integrada por servidores e moradores, para realizar a limpeza da cidade.
O prédio da creche, que fica ao lado da quadra, também sofreu avarias. O atendimento foi suspenso durante esta semana, para que operários possam trabalhar na restauração do telhado e de outras partes danificadas.
A Defesa Civil municipal esteve participando da ação de socorro às vítimas do vendaval. Todos os prejuízos foram contabilizados e um relatório com dados e fotos da tragédia será enviado para a Defesa Civil de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A Prefeitura de Matipó vai solicitar recursos para ajudar no amparo aos desabrigados e na restauração das moradias.
Texto e foto – Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com