O Secretário de Fazenda de Manhuaçu, Marco Antônio Dutra, apresentou o projeto sobre a premiação aos contribuintes do município em dia com suas obrigações. O concurso irá sortear uma motocicleta, um computador, uma televisão de 29 polegadas e um automóvel zero quilômetro para os contribuintes adimplentes da cidade. Durante a divulgação do projeto, o secretário explicou que a intenção do Prefeito Sérgio Breder é oferecer o incentivo com os prêmios para o cidadão que contribui diretamente para as benfeitorias executadas na cidade.
Segundo o secretário, o concurso foi elaborado a partir da experiência do ano passado com a anistia. “Nós achamos a anistia uma forma de incentivar a regularização e isso já foi oferecido. Agora estamos partindo para um incentivo a quem paga seus impostos em dia. Vamos premiar quem cumpre suas obrigações”, afirmou.
O projeto foi muito elogiado pelos vereadores e deve agradar também a população. “Este é um incentivo para as pessoas cumprirem com sua obrigação e de contrapartida a Prefeitura dá prêmios e ainda cumpre também o papel de efetuar melhorias na cidade”, admitiu.
Segundo o vereador Toninho Gama, “é uma iniciativa louvável da Prefeitura, que está de parabéns e incentivando os contribuintes a pagarem em dia”. Na mesma linha, o vereador Rômulo do Carmo lembrou que é preciso investir no acabamento externo das casas da cidade e sugeriu que isso possa ser um projeto futuro de incentivo. “Quero ver também a cidade crescer e por isso acho que devemos incentivar outras campanhas como esta para que os moradores terminem a fachada de suas casas. Depois dessa iniciativa, acho que já podemos pensar em novas campanhas”, ressaltou.
Para a presidente da Câmara, Maria Imaculada, o cidadão mais carente é sempre o que mantém os impostos em dia. “O povo merece esse incentivo, bem como os empresários que fazem questão de investir em Manhuaçu”, afirmou.
CONCURSO
Esta é a primeira vez que a Prefeitura premia os contribuintes adimplentes. Segundo a lei aprovada na Câmara Municipal, uma comissão formada por representantes do Coamma, Procon, Prefeitura, Aciam, Câmara e CDL vai fiscalizar todo o processo do concurso.
A idéia é sortear a moto em setembro. “Depois vamos fazendo os sorteios até o carro em dezembro e o contribuinte terá tempo para colocar sua situação em dia e concorrer”, afirma Marco Antônio.
As regras ainda serão detalhadas nesta semana, mas concorrerão com cupons todos os contribuintes que pagam IPTU, ISSQN e os consumidores em geral que poderão trocar os valores de nota-fiscal de serviços por cupons para concorrer.
Marco Antônio também acredita que o concurso vai incentivar muitos a saírem da informalidade. “Isso cria inclusive uma justiça maior na questão do mercado”, ressalta. O secretário de fazenda ainda ressaltou que todas as sugestões serão bem aceitas pela administração para divulgar a campanha promocional.
Carlos Henrique Cruz - 05/03/07 - 09:15