O segundo turno das eleições presidenciais na região de Manhuaçu transcorreu tranquilamente, de acordo com o balanço registrado pelo Juiz Eleitoral Dr. Walteir José da Silva, da 167ª Zona Eleitoral. Das 268 urnas que estiveram em atividades nessas eleições, apenas seis precisaram ser substituídas.
A apuração foi centralizada no Fórum Desembargador Alonso Starling, no Centro de Manhuaçu. A primeira urna a chegar foi a da seção 12, localizada na Administração Fazendária. Compareceram 221 eleitores dos 285 aptos. Serra venceu nessa seção com 120 votos, enquanto Dilma obteve 87. Houve 4 votos em branco e dez anulados.
Houve pequenas filas na entrega das urnas. A apuração, que é bem mais rápida no segundo turno, foi concentrada no envio dos dados. Somente a partir de 19 horas é que os números começaram a ser divulgados, por conta do fuso horário do estado do Acre, na região Norte do país.
Sem grandes transtornos
Em Manhuaçu e nas cinco cidades que formam a zona eleitoral, o clima foi de mais absoluta tranquilidade em grande parte das seções eleitorais, no domingo de eleição. Desde as primeiras horas do dia quem passava pelos principais colégios da cidade, não via, nem de longe, toda a confusão característica dos dias de votação. “Nem parecia estar havendo uma eleição. Os eleitores demoravam em média 8 segundos para votar em seções que não apresentavam filas. Eu mesmo votei sozinho na hora em que fui até a Prefeitura para votar na minha seção”, relata o Juiz Walteir José da Silva.
Nas seções, mesários contaram que foi perceptível a alta abstenção e um agrupamento maior de pessoas para justificar a ausência na votação do segundo turno.
Segundo o Promotor de Justiça, Dr. Fábio Santana, nas seções em que visitou percebeu também que não havia nem boca de urna e nem grandes concentrações de pessoas.
“Uma boa quantidade de eleitores compareceu para votação neste domingo. Porém, as seções não apresentavam filas, pois as pessoas não chegavam a gastar nem mesmo 10 segundos para digitar o voto na urna eletrônica”, confirmou o promotor eleitoral de Manhuaçu.
O policiamento estava presente em todas as cidades das seis zonas eleitorais que integram a área do 11º Batalhão de Polícia Militar mas, segundo o balanço divulgado pelo subcomandante Major Rhodes, nenhum incidente havia acontecido.
“Estive em Mutum, Lajinha, Durandé, Reduto e Manhuaçu, além de acompanhar com os oficiais a situação nas cidades vizinhas. O movimento pela manhã foi mais intenso e, ainda assim, tranquilo em todas as seções eleitorais. O cenário dessa eleição foi mais calmo, já que foi apenas um voto”, ressaltou Major Rhodes.
Aida, uma das mesárias que compareceu ao Fórum Desembargador Alonso Starling, para entregar a urna para apuração resumiu bem o quadro deste segundo turno: “Não existiu fila na minha seção, o movimento foi tranquilo. Notamos muitas abstenções e muitas justificativas. Muitas pessoas aproveitaram para votar cedo e ficar livre o restante do domingo", contou a mesária.
Carlos Henrique Cruz / Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com