Acadêmicos do 4º período do curso de Farmácia da Faculdade do Futuro se mobilizaram em torno da importância da doação de sangue em Manhuaçu. Além de uma visita e uma palestra com a Fundação Hemominas, um grupo também se apresentou para doar sangue.
Na semana passada, estudantes tiveram a oportunidade de fazer um “Hemotour”, ou seja, conhecer toda a dinâmica de trabalho do Núcleo Regional da Fundação Hemominas em Manhuaçu.
Como parte do projeto, a responsável pelo setor de captação de doares Silvia Helena Reis e a enfermeira Maria de Fátima apresentaram palestra no auditório da Faculdade do Futuro para os alunos de todas as turmas do curso de Farmácia sobre doação de sangue e medula.
A ação busca capacitar os estudantes sobre os critérios básicos da doação de sangue para que eles se tornem multiplicadores da causa. Segundo Silvia Helena, os jovens instruídos divulgarão a doação de sangue e, num segundo momento, eles atuam como agentes em suas turmas e comunidades convidando outras pessoas para a doação de sangue.
“É um prazer participar nas faculdades e escolas e colocar diante dos jovens o trabalho de conscientização. Queremos incentivar os jovens a conhecer, participar e doar sangue. Alunos do curso de Farmácia fizeram uma visita, conheceram e gostaram do trabalho que é desenvolvido. O objetivo da palestra é mostrar como funciona, a segurança dos procedimentos e a importância disso para a comunidade”, ressaltou Silvia Helena.
Depois da mobilização, aqueles que desejaram e se adequavam aos requisitos fizeram doação de sangue e inscrição para doação de medula.
“A mobilização se transformou em doação efetiva de sangue por parte de vários alunos do curso de Farmácia. Saíram conscientizados, multiplicam as informações e podem retornar em mais doações no Núcleo Regional de Manhuaçu. Realmente desempenharam uma lição de cidadania”, elogiou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com