Concluído na semana passada, o Censo 2010 confirma o excelente crescimento vivenciado por Manhuaçu nos últimos dez anos. São 79.242 habitantes distribuídos por 23.820 domicílios espalhados por uma área de 621 km².
O resultado do Censo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o número de habitantes de Manhuaçu cresce com destaque superior à média regional. Em 1950, eram 34.700 habitantes. O último Censo registrou 67.123, em 2001. É a cidade mais populosa da região.
O problema é que crescer apenas não adianta. Manhuaçu ganhou dezenas de cursos superiores, deu um salto de qualidade em saúde a ponto de se tornar referência, colhe milhares de toneladas de café com qualidade cada vez melhor e tem o comércio mais ativo e pujante de toda a região. O PIB é o terceiro maior em toda a Zona da Mata, que compreende 142 municípios.
VEJA GALERIA DE FOTOS AÉREAS DE MANHUAÇU
Em dez anos, a cidade evoluiu além da conta. Novos bairros estão surgindo e o investimento é significativo em todos os setores. Mas a pergunta que domina o aniversário de 133 anos de emancipação é um chamado à reflexão: Para onde iremos daqui a dez, vinte ou trinta anos?
A cidade já enfrenta problemas estruturais de um trânsito cada vez mais parado, precisar criar infraestrutura para o advento de novas empresas, dar condições de moradia e qualidade de vida. Da pacata cidade que deixamos de ser até a agitada metrópole que podemos nos tornar é preciso definir qual caminho seguir, estabelecer projetos de longo prazo e planejar o futuro.
Portal Caparaó - portalcaparao@gmail.com