Participantes do Projeto Transformar do Córrego Soledade, promovido pela EMATER/MG, em 2007, preocupados com a questão do lixo nas propriedades rurais, ao redor de casa, nos córregos e principalmente nas lavouras de café, decidiram criar a campanha “O Dia da Limpeza – Compromisso de Todos”. A ação, realizada recentemente, pela sétima vez, visou o recolhimento de sacos de adubos, garrafas pets, sacolas plásticas, vidros e metais, com a participação, principalmente, de jovens da comunidade.
A coleta acontece trimestralmente sob coordenação de jovens da comunidade. Na véspera, é feita uma mobilização para que os proprietários depositem o lixo na beira das estradas. O SAMAL – Serviço Autônomo de Limpeza Municipal de Manhuaçu colabora realizando o recolhimento do material. O escritório local da EMATER e a Secretaria Municipal de Agricultura apóiam a mobilização, incentivando a participação dos moradores no dia do evento.
AÇÃO CIDADÃ
Segundo avaliação dos organizadores, a atividade foi realizada de forma participativa. O evento também tem caráter educativo difundindo conceitos básicos sobre o meio ambiente, direitos e deveres dos cidadãos e o trabalho coletivo das pessoas da comunidade.
A iniciativa resultou na coleta de aproximadamente dez toneladas de lixo que foram levadas para a usina de triagem de Manhuaçu. O trabalho contou com o apoio da Pastoral da Juventude, coordenada por Jandir Júnior e Renato Silva, do GEAC – Grupo de Estudos e Ação Comunitária – sob a presidência de Edson Wander Hilário, e de proprietários rurais.
A atividade provou que o acumulo de lixo vem diminuindo na comunidade. Na primeira coleta foram reunidos aproximadamente quinze toneladas de lixo. Observa-se também um aumento da participação dos jovens no evento e ainda um maior interesse dos agricultores, que solicitam uma maior frequência da ação.
Os jovens de Soledade discutem a possibilidade da realização da coleta seletiva pelo serviço municipal de limpeza e cobram que o material recolhido seja reciclado e tenha o destino adequado.
Esta campanha integra o Projeto Renascer de Soledade, que consiste no trabalho de proteção e recuperação de nascentes. O Projeto recebeu o prêmio Ouro Azul, 5º lugar na categoria comunidade, em 2006.
portalcaparao@gmail.com