Uma homenagem ao amor e à família. A inauguração da Praça Maria Pessoa e Nilton Aguiar foi pontuada pela emoção dos familiares e amigos e pela enorme satisfação com o justo reconhecimento ao casal. De forma inédita, o casamento de 57 anos, exemplo de vida para famílias manhuaçuenses, foi eternizado com a simpática praça localizada na rua Júlio Bueno.
Construída no lugar de algumas casas atingidas pela enchente de 2003, a nova praça já se tornou atração e ponto de encontro de crianças e moradores da região da rua Júlio Bueno. Apesar de pequena, ela aproveitou ao máximo o espaço para proporcionar conforto aos visitantes e segurança às crianças. A iluminação ainda favorece o ambiente seguro, mesmo à noite.
Numa iniciativa inédita, os vereadores da Câmara de Manhuaçu e o Prefeito Adejair Barros decidiram que a trajetória e o legado do casal justificavam a homenagem conjunta. “Foi um sentimento que tomou conta de todos. Não dava para imaginar a praça com o nome de apenas um deles. A história desse casal era de união e não podíamos separá-los. Essa praça para mim tem um motivo muito especial. Quando mudei para Manhuaçu, em 1971, morei na casa do Senhor Nilton Aguiar e da Dona Maria Pessoa. Foi o primeiro lugar que vivi em Manhuaçu. Tocou de forma especial para mim essa homenagem e, com toda certeza, foi muito bem acolhida pela comunidade”, destacou o prefeito Adejair Barros, ao lado de vereadores da Câmara Municipal.
O ex-prefeito Sergio Breder foi o responsável pelo início das obras e participou da entrega da nova praça. “Eu havia comprado esse terreno e iniciado essa obra. Era realmente um sonho ter essa praça e dar um espaço bonito e funcional para os moradores da região da Júlio Bueno.Parabéns à família dos homenageados e parabéns à Administração do Prefeito Adejair Barros, que está indo muito bem. Que ele possa continuar nesse ritmo com inaugurações de obras e entregando melhorias para o povo de Manhuaçu”.
LEGADO
Filhos, netos, cunhada, irmã e bisnetos do casal estiveram presentes na inauguração da Praça Maria Pessoa e Nilton Aguiar. Muito conhecido em Manhuaçu, Nilton foi um dos importantes comerciantes da cidade, tendo sido responsável direto pelo crescimento e pela tradição da família em bons empreendimentos no município. Além do destaque comercial, teve ativa participação social em Manhuaçu atuando e liderando ações da Maçonaria na cidade.
Ao lado de sua caridosa e saudosa esposa, Dona Maria Pessoa, promoveu o desenvolvimento dos valores éticos e cristãos em prol dos mais necessitados.
O casal participava ativamente da Paróquia de São Lourenço, teve brilhante participação na criação de diversas instituições de cunho filantrópico e social de Manhuaçu. Seu exemplo permanece e é perpetuado pela atuação de seus filhos nos mais diversos segmentos do município.
Todo esse legado foi lembrado na fala dos familiares e de moradores que prestigiaram a inauguração. Um dos filhos, José Alves Aguiar, destacou que a homenagem mexe no fundo de seu coração. “Foram pessoas que representaram e continuam representando muito em nossas vidas, nos motivando a continuar a caminhada que eles começaram. O nosso muito obrigado ao Prefeito Adejair e aos vereadores que aprovaram essa lei”, registrou.
José Aguiar lembrou que os ensinamentos de seus pais continuam cada vez mais vivos: “Mostraram para todos nós o que é ser cidadão de verdade. Nos ensinaram que precisamos fazer o bem sem olhar a quem, devemos ser honrados, cumpridores de nossos deveres e, principalmente, que devemos trabalhar em prol do próximo. Eles fizeram isso na Igreja, na Maçonaria e na comunidade como um todo. Temos o compromisso de levar à frente todo esse legado que nos deixaram”, finalizou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com