Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) devem visitar Manhuaçu nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo Presidente da ACIAM, Toninho Gama, durante reunião com a diretoria e empresários na manhã desta sexta, 19, na sede da entidade. A visita será para discutir e conhecer o trabalho da ACIAM, como agência de fomento e de projetos, estimulando o desenvolvimento regional.
Durante o encontro, Toninho Gama e André Farrath (vice-presidente da Federaminas) detalharam a reunião com o Governador Antônio Anastasia e um encontro com diretores do INDI nesta semana, em Belo Horizonte. Eles explicaram que a entidade empresarial elencou as potencialidades da região e a necessidade de investimentos para fomentar novos negócios. “A ACIAM levantou vários pontos fortes da região, em setores como: agricultura familiar; agronegócio; construção civil; extrativismo vegetal e mineral; logística; indústria de alimentos e quer trabalhar com foco nessas características”, conta André Farrath.
A ACIAM atua focada nas oportunidades de negócios da região e quer divulgar essas potencialidades, além de criar incentivos. “Essa foi uma das dificuldades que o INDI quer conhecer de perto. É preciso colocar em prática políticas públicas de incentivo a novos negócios e outros setores econômicos, como áreas industriais, incentivos fiscais e leis que atraiam empresas”, afirmou Toninho Gama.
O dirigente explicou que a visita e os dados que estão sendo levantados servirão para a discussão sobre as oportunidades, ações e projetos estruturantes para a região, especialmente dentro dos planos do novo mandato do Governador Anastasia.
VALORIZAÇÃO
Além desse aspecto, a reunião ainda divulgou a data do 15º Simpósio de Cafeicultura de Montanha, marcado para 23 a 25 de março de 2011, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. O vice-presidente Moisés Pêsso também sugeriu que a ACIAM promova um evento voltado para valorizar e reconhecer personalidades e lideranças que divulgam, defendem e buscam melhorias para a cidade de Manhuaçu.
Os juízes Walteir José da Silva e Vinícius Dias Paes Ristori participaram da reunião e pediram o empenho e apoio da classe empresarial para agilizar a implantação de mais uma Vara Judicial na Comarca de Manhuaçu. “Estamos assistindo contentes a instalação da Vara Federal, prevista para Março, enquanto a implantação pela Justiça Estadual não acontece. Três novas Varas foram criadas para Manhuaçu e nenhuma foi implantada ainda”, destacou o juiz, lembrando que existe espaço na atual estrutura do Judiciário local. O magistrado ainda agradeceu os empresários que apoiaram o projeto da APAC, que está em andamento.
Na pauta da reunião, ainda foram discutidos a formação do Manhuaçu Esporte Clube, formado por uma equipe de juniores, e a representação sindical do comércio, especialmente para fins de negociação da convenção coletiva com o sindicato da categoria de trabalhadores.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com