A Unimed Vertente do Caparaó lançou, de forma inédita na região, o Programa “União Tamanho Família”. A iniciativa tem como objetivo principal atender às famílias participantes do programa Bolsa Família do Governo Federal e foi idealizado pela Federação das Unimeds e a ONG Rede Cidadã.
A Gerente de Qualidade da Rede Cidadã, Tatiana Carvalho, foi a responsável pela a apresentação do programa em Manhuaçu. “Esse é programa piloto na região e tem como objetivo realizar geração de trabalho e renda para pessoas de 18 a 40 anos, por meio da inserção das pessoas no mercado de trabalho”, detalha.
Através de cursos de qualificação e capacitação e parcerias com empresas da região, o Programa União Tamanho Família vai facilitar a captação dessas pessoas para o mercado de trabalho. “Estamos iniciando com dezessete famílias, em torno de 35 pessoas em idade produtiva. Vamos oferecer os cursos de qualificação para essas pessoas e incluí-las no banco de talentos, onde as empresas terão à disposição uma mão obra qualificada”, explica Tatiana Carvalho.
MUDANÇA DE VIDA
A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Unimed e promove uma verdadeira mudança de vida na realidade das famílias. “O nosso objetivo com o Programa União Tamanho Família é atender não só aqueles beneficiados pelo Bolsa Família, mas também outras famílias, já que, com o aumento da renda familiar, essa família deixa de ser atendida pelo benefício, que pode chegar no máximo a R$ 200 reais, e abre vaga para uma outra família ser atendida pelo programa federal”, destaca o médico Dr. Gulivert Oliveira, Presidente da Unimed Vertente do Caparaó.
O evento contou com a participação de empresários e representantes de diversas empresas de Manhuaçu que aprovaram a idéia e se dispuseram a ingressar como parceiros do programa.
As atividades se iniciam em dezembro e a expectativa é que no início de 2011, já se tenha formado um banco de talentos à disposição das empresas. Outra meta do programa será a qualificação adolescentes para inseri-los no sistema Jovens Aprendizes, de acordo com a Legislação Trabalhista.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com