Coccamig e Coocafé promoveram o encontro em Lajinha |
A Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig) realizou na última terça-feira (23), no Armazém Coocafé Areado (Lajinha/MG), o segundo encontro com o tema cooperativismo e união. A ação faz parte de uma campanha de endomarketing (marketing interno) que a Coccamig está realizando, desde o ano passado, junto às 15 cooperativas associadas.
Durante todo o evento, os participantes acompanharam atentamente às apresentações. Na abertura da reunião, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, deu boas vindas a todos e agradeceu à Coccamig. Ele também reconheceu o importante trabalho que a Central realizado em prol das cooperativas associadas.
O gerente da Coccamig, Antônio Gabriel, realizou uma apresentação institucional da central com dados históricos e números atuais. Somadas as quinze cooperativas associadas, hoje são mais de 20 mil cooperados, 60 unidades comerciais, 2,5 milhões de sacas de café e um faturamento de 900 milhões de reais. Antônio finalizou agradecendo a Coocafé pela oportunidade e parceria no segundo ano consecutivo.
MOTIVAÇÃO
Uma das apresentações mais concorridas foi a do cooperativista Flávio Gouvêa. Ele deu um show de motivação e uma aula de cooperativismo para os cooperados e participantes sobre o tema "Cooperativismo – A Face Humana do Desenvolvimento". Flávio discorreu sobre o que leva uma cooperativa a ser forte, frisando que as responsabilidades assumidas por seus funcionários, cooperados e, principalmente, seus dirigentes têm fator decisivo tanto para o sucesso quanto para o fracasso da cooperativa.
Ele também falou sobre os desafios dos pais e dos filhos no mundo atual e da importância da instituição família estar inserida no contexto cooperativista. Durante todo o tempo, os participantes acompanharam atentamente e literalmente contribuíram para o sucesso da palestra.
No fim do evento, aconteceu um jantar de confraternização. A iniciativa, além de fortalecer o trabalho da cooperativa, serve para valorizar e reconhecer as ações da Coocafé na região.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com