Portal Caparaó - Entrevista: Provedor do Hospital César Leite fala sobre projetos
Geral

Entrevista: Provedor do Hospital César Leite fala sobre projetos

30/11/2010 - Atualizado em 30/11/2010 10h58
Provedor do Hospital César Leite, Fernando Lacerda

O Hospital César Leite começou as obras do Plano de Expansão, lançado no mês de julho. Com investimentos previstos da ordem de 4,2 milhões de reais, o ousado projeto é citado como exemplo da excelente gestão da atual diretoria. Os resultados do HCL mostram taxas de resolução de quase 100%. Somente casos de alta complexidade é que são transferidos para grandes centros. Promover saúde com qualidade é a base da instituição em 83 anos de existência.

Um dos destaques da nova fase de expansão é o prédio de dez andares. A proposta é implantar a hemodiálise, depois uma maternidade e uma série de especialidades. A construção de quatorze novos apartamentos já está com obras avançadas.

Em entrevista sobre os investimentos do Hospital César Leite, o provedor Fernando Gonçalves Lacerda ressalta o comprometimento de todos os conselheiros, colaboradores e médicos e diz que ainda há muito a se fazer.

Com notícias de uma grande crise na saúde, especialmente nos hospitais filantrópicos, como o HCL consegue ser um exemplo?

Honestidade é a base do grande desenvolvimento e da boa gestão que temos no Hospital César Leite. Toda a nossa diretoria é voluntária e está aqui vestindo a camisa da instituição, participa de reuniões sempre buscando o melhor. Estamos felizes porque estamos conseguindo.
Isso não são palavras nossas. O então Secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcus Pestana, no ano passado, quando vencemos o Prêmio Célio de Castro, reconhecia os resultados de um hospital do interior, do porte do HCL, se destacar na qualidade do serviço. Isso é um ganho muito grande para a região toda. Saber que ficamos à frente de hospitais de ponta com mais de quinhentos leitos, nos mostra que Manhuaçu está no caminho certo e que há pessoas aqui  verdadeiramente comprometidas com a Saúde.

A inauguração do Pronto Atendimento ao lado do Hospital César Leite veio reforçar o atendimento à população?

Com a inauguração do Pronto Atendimento Municipal, no terreno cedido pelo hospital, vivemos mais um momento em que o Conselho do Hospital, a diretoria, o Secretário de Saúde Dr. Luiz Prata e o Prefeito Adejair Barros pensam na saúde da população. É uma obra que realmente veio atender toda a nossa região.
É inadmissível pensar em saúde de qualidade com um pronto atendimento distante do hospital. O paciente chegava ao SUS, no alto do bairro Luciano Heringer, e depois tinha que ser deslocado para o hospital, às vezes, todo quebrado, infartado ou em estado muito crítico, era um risco enorme.

Como funciona a administração do Hospital César Leite?

O HCL tem hoje 440 colaboradores. São pessoas que estão distribuídas por setores com gerências em cada área para ajudar nessa administração. Mensalmente, o grupo gestor se reúne para discutir, conhecer e debater os problemas que acontecem no dia-a-dia do hospital, metas a serem atingidas e outras demandas. É esse grupo que traça as ações, acompanha e cobra índices de infecção hospitalar, mortalidade infantil e os problemas que podem ou que acontecem aqui no hospital. No final, o resultado é a melhora constante. Temos observado que quando a gerência é atuante o reflexo é em toda a estrutura do hospital.
Também contamos com um corpo clínico excelente e de qualidade. No interior, eu sou ousado em falar, não temos um corpo clínico de qualidade como o de Manhuaçu.
Quando temos isso: um corpo clínico que veste a camisa e os funcionários engajados naquilo que estão fazendo, o resultado é uma saúde de qualidade.

Além do Plano de Expansão, a diretoria pensa em outros projetos?

Uma grande demanda da nossa região é a criação de uma UTI Neonatal. Nossa maternidade foge aos padrões do Estado. Mensalmente, realizamos cerca de 200 partos e é um número significativo. Isso chama a atenção do Estado e, pensando nisso, reunimo-nos com pediatras e outros profissionais da área da saúde. Os médicos já estão se qualificando para isso e agora vamos trabalhar para viabilizar a UTI Neonatal no HCL.
Naturalmente, isso demanda estudos e tem um custo alto, mas o HCL não pode fugir dessa responsabilidade. As mães, as gestantes, enfim os pais, quando têm uma criança que precisa ser transferida de Manhuaçu para uma UTI Neonatal vivenciam um transtorno muito grande. Começamos a elaborar o projeto e vamos tentar trazer para Manhuaçu uma UTI Neonatal no futuro próximo e assim reduzir os transtornos que essa transferência envolve.

E isso envolve também a oferta de novos serviços e profissionais de mais especialidades?

Fachada do Centro de Especialidades Médicas que será construído pelo HCL

A cada dia vemos que o hospital está se modernizando. Novos profissionais de saúde estão nos procurando e querem vir trabalhar conosco. Isto é gratificante. Sabemos que estamos no caminho certo. Precisamos melhorar muitas coisas ainda, mas, mesmo com poucos recursos na saúde, estamos conseguindo grandes conquistas.
Há poucos meses, um infectologista e uma pediatra estiveram no hospital e querem trabalhar conosco. Estavam em São Paulo e viram a região como um local importante para trabalhar.
Para se ter uma idéia, não tínhamos infectologista na região toda. O país tem poucos profissionais nessa área e é uma grande vitória para nós a chegada deste profissional. Isso mostra que a Saúde tem credibilidade aqui.
A região tem demanda e vamos procurar sempre acompanhar esse ritmo de crescimento.

Não existe remuneração dos diretores e conselheiros, mas ainda assim é visível um envolvimento constante da diretoria. O que motiva esse trabalho?

O objetivo do hospital é salvar vidas. Desde que assumimos a diretoria temos nos engajado nisso. Quando equipamos o hospital, investimos em tecnologia de ponta e tudo mais, o objetivo é que o paciente tenha um atendimento de qualidade. Não podemos regredir à época em que faltava estrutura. Nós nos organizamos e, a cada dia, buscamos recursos para manter nosso parque tecnológico moderno, bem como nossa equipe atualizada.
Isso dá uma tranqüilidade para a população e para o profissional médico. Não adianta ter um profissional capacitado e especializado e não ter a estrutura e o suporte necessários.

Com a chegada do final do ano, qual a avaliação que você faz de 2010?

O final de ano é um momento de reflexão. A gente acaba fazendo isso pessoalmente na nossa vida. É um momento avaliar e definir as perspectivas para o próximo ano. Temos um plano de expansão em andamento e vamos intensificar as ações em 2011.
Neste encerramento, quero aqui desejar sucesso e felicidades neste final de 2010 a todos os nossos parceiros, amigos e colaboradores e que o próximo ano seja de muitas conquistas.
Nossa diretoria tem trabalhado muito e teremos muito trabalho pela frente. Deus tem nos abençoado. Enquanto pudermos atuar à frente do Hospital César Leite lutaremos para que ele cresça a cada dia mais. A divina missão de aliviar a dor, nosso lema, idealizado em 1927 pelo Dr. César Leite, vai continuar cada dia mais forte e mais presente na vida da população.

portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.