Muitas pessoas estão de olho na região de Manhuaçu, que oferece pontos turísticos belíssimos a serem explorados. Essa condição está pressionada para a mudança de hábitos e mão de obra especializada nos estabelecimentos, que estão buscando o aperfeiçoamento dos funcionários. Enquanto isso, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com SENAC-MG e o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, estão possibilitando que muitas pessoas passem por qualificação e se preparem para o mercado de trabalho.
Entrega dos certificados dos participantes do curso de Barman |
Na sexta-feira, dia 26, várias pessoas terminaram o curso técnico de “BARMAN”, considerado um passo importante para os alunos. Os 11 participantes do curso tiveram aulas teóricas e práticas, durante cinco dias para aprenderem as boas maneiras e como preparar a bebida a gosto do cliente.
O instrutor do curso para Barman, Danilo Rodrigues Freire, diz que o tempo possibilitou que todos os detalhes fossem passados para os alunos, que demonstraram total interesse no aprendizado e, o segredo para fazer uma bebida gostosa para o cliente.
Para a Secretária Municipal do Desenvolvimento e do Trabalho, Dra.Beatriz Lourenço Prata o convênio firmado com o SENAC para proporcionar cursos de qualificação a jovens foi de fundamental importância, na formação de profissionais de alta qualidade. A secretária ainda destacou a condição de Manhuaçu na rota turística e gastronômica do Estado, com a possibilidade de estar integrando um roteiro para a Copa do Mundo 2014. “O roteiro turístico do Caparaó vai receber uma quantidade grandiosa de turistas. Com isso, se faz necessário um preparo especial nas áreas gastronômicas, hotelaria e outros serviços considerados relevantes”, ressalta Beatriz Lourenço Prata.
A diretora do SENAC-MG em Manhuaçu, Mirian Temponi Peixoto diz que a parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, para qualificação pessoal para camareira, telemarketing, vendas e barman tem obtido resultado satisfatório. Ela conta que a demanda de mercado tem aumentado a cada dia. “O Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) tem levantado essa carência no mercado local e, incentivado várias pessoas a estarem qualificando para atender as necessidades. A procura por curso e oferta por emprego existe para quem está preparado”, diz a diretora. Todos os cursos são gratuitos e, no final o aluno recebe certificado que tem reconhecimento em todo território nacional.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com