“Foi a vitória do bom senso!” – A frase do presidente eleito Luiz Carlos de Carvalho resume bem o resultado da mais disputada eleição da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manhuaçu (APAE). No dia em que completava 37 anos de existência, pais e amigos elegeram a chapa 1 com 261 votos e encerraram democraticamente as chances do candidato Keller Filgueiras de assumir a presidência. A chapa 2 obteve 162 e houve cinco votos em branco e três anulados.
Foram seis horas de votação com um enorme fila e muita paciência de pais e amigos dos excepcionais. Nos últimos dois meses, a eleição da APAE ocupou os noticiários, a Justiça e as ruas. O clima acirrado provocado por críticas e acusações foi encerrado com a eleição.
Por conta da quantidade de eleitores, a estrutura não foi preparada. A assembléia começou às 9:30 com a apresentação do relatório de atividades do presidente Renato Cezar sobre a gestão 2008/2010. Em seguida, a comissão eleitoral composta pelo advogado Dângelo Maurício e o empresário José Renato Tavares Valente abriu a votação em cédulas de papel. Às 16 horas, a votação foi encerrada.
Foram mais 45 minutos de expectativa com candidatos e apoiadores das duas chapas assistindo atentamente a apuração. Quando foi anunciado o resultado, amigos e pais da chapa 1 soltaram o grito de vitória e comemoraram. Venceram com 99 votos de frente.
O presidente eleito, Luiz Carlos de Carvalho, considerou que o resultado foi o mais lógico e natural possível: “Eu acho que é uma vitória dos pais, dos alunos, dos amigos e da entidade. Nós lutamos aqui há muito anos e o tanto que gostamos dessa entidade nos deixa eufóricos e cheios de vida com essa vitória. Eu penso que agora esses pais que estiveram concorrendo do outro lado devem vir e ajudar o trabalho que está dando certo. Eu acho que a conquista da chapa 1 foi a vitória da continuação de um trabalho sério e bonito que estamos fazendo a vida toda. Foi a vitória do bom senso”.
Luiz de Carvalho ressaltou que os compromissos de campanha foram todos baseados no crescimento e na melhoria dos atendimentos prestados pela APAE para as crianças e adolescentes especiais. “Vamos continuar com os nossos projetos que vêm sendo executados ao longo dos anos. Temos o Centro de Convivência, Projeto Novo Olhar, a proposta da academia, piscina e outros projetos que fomos criticados, mas agora os pais e amigos nos deram um voto de que querem a continuidade do que está dando certo. Nos apoiaram em mais uma mandato para concretizar e continuar aquilo que já estamos fazendo aqui na nossa APAE”, garantiu.
Alvo de muitos ataques até de cunho pessoal durante a campanha, o atual presidente Renato Cezar Von Randow se diz de alma lavada com o resultado da votação da APAE. “Felizmente hoje prevaleceu a vontade dos pais e amigos que confirmaram que estamos no caminho certo. Ouvimos muitas criticas durante a campanha eleitoral sobre salários e até merenda, mas aquilo que realmente importa, que são nossas crianças, parece que esqueceram de olhar. O trabalho, a dignidade e as ações que estamos fazendo foram confirmadas com esses resultado. Saímos de uma disputa eleitoral democrática, onde tudo que quiseram nós fizemos, sob denúncias e acusações infundadas e tudo mais. Ganhamos no voto com o apoio de pais e de amigos”, ressaltou.
Renato está deixando a direção da APAE depois de 29 anos ocupando cargos na diretoria e afirma que a chapa eleita tem o melhor da história da entidade. “A APAE surgiu do trabalho de pais e amigos, lutando com dificuldades, fazendo rifas e trabalhando nas barracas da Feira da Paz, com apoio de empresas, doadores e da Maçonaria. Elegemos uma diretoria e conselho de pais e de amigos que realmente participam há dez ou quinze anos dos trabalhos da APAE. São pessoas que têm capacidade e vão saber fazer o melhor pelas nossas crianças. A trajetória da APAE é de reunir as duas forças e não excluir os amigos”, reforçou.
A nova diretoria da APAE de Manhuaçu e conselhos ficou constituída da seguinte forma:
Presidente: Luiz Carlos de Carvalho
Vice-presidente: Jeremias José Mayrinck
1º Diretor Financeiro: Irani Coelho
2º Diretor Financeiro: Fernando José de Lima
1ª Diretora Secretária: Maria Isabel Souza Pereira
2º Diretor Secretário: Alessandro de Souza
Diretor de Patrimônio: José Antônio do Nascimento
Diretora Social: Aida Goulart
Procurador: Sebastião Onofre de Carvalho
Conselho Fiscal: Geraldo de Souza, Charbel Felipe, Luiz Lázaro Rufato, Luiz Antônio de Assis, José Gonçalves da Cunha e Carlos Henrique Cruz
Conselho Administrativo: Sander Resende Pereira, José Dornelas de Abreu, Expedito Bertolace, Flávia Roberta F. Freitas, Terezinha P. R. Gonçalves, Osmar Miguel de Azevedo, Ricardo Alves Costa Soares, Sebastião de Souza Rocha, Adelaide Pereira de Oliveira, Icléia Aparecida Alves, Elzi Silva Rocha e Ana Santaroni.
portalcaparao@gmail.com