Oi se defende no Procon e diz que velocidades da Velox está dentro das regras |
Depois muitas reclamações, cobrança da Câmara Municipal e ações no PROCON, representantes da OI estiveram em Manhuaçu na manhã da última sexta-feira,dia 17, para saberem o que realmente está causando tanto transtorno aos consumidores.
A indignação de quem usa diariamente a internet, é de que a velocidade implementada pela Oi em Manhuaçu está abaixo do nível e, não está atendendo a demanda das empresas. Com isso, todo serviço fica comprometido já que a operadora não atende o que é proposto na venda do serviço. “É vendido 1 Mega e não tem chegado a 50% da velocidade. As provas da velocidade que o consumidor recebe e entregues ao PROCON, varia em 520.88, 463.08 e, já foi detectado até 120 kbts”, salienta o advogado do Procon, Dr.Márcio Silva Correa. Segundo ele, o consumidor tem reclamado que no momento da compra, o vendedor não informa que a velocidade é de até 1 Mega. Para o Procon, a falta de informação no momento da adesão acaba caracterizando propaganda enganosa ao consumidor.
Foi colocado pelos consumidores presentes à audiência, de que o serviço está inferior, se comparar ao que é prometido durante a adesão da internet OI. Foi solicitado ainda, o abatimento no preço, uma vez que os valores pagos são pela utilização de 1 Mega, o que obviamente uma variação de 10% e 20% seria razoável.Porém, a queda é assustadora e compromete a agilidade do trabalho das empresas.
Os representantes da Operadora OI, Liliane Rodrigues Batista, Isabella Cristina Silva, Silvânia de Alcântara Costa e o engenheiro Roberto Magaldi Buczynski demonstraram preocupação para resolverem o impasse, que está gerando reclamação e discussão até no Poder Legislativo. A advogada da OI, Isabella Cristina da Silva disse que não existe falta de informação e propaganda enganosa. “O contrato/termo de adesão do Velox prevê em sua cláusula 2.2, que a faixa de velocidade contratada é a máxima, podendo sofrer alterações decorrente de fatores externos. O contrato está à disposição tanto no site da Oi, quanto pode ser requerido através do Call Center”,detalha.
Tentativa de solução
Durante a reunião, o engenheiro da OI, Roberto Magaldi Buczynski disse que o setor de engenharia da empresa está desenvolvendo o projeto de expansão, para atender a demanda a partir de fevereiro. Segundo ele, estará aumentando a transmissão para 450 Mega e, que certamente estará atendendo o fluxo de consumidores existentes em Manhuaçu. “Está faltando apenas alguns detalhes, tais como produtos que são importados. A partir daí, iniciaremos as mudanças”, comentou.
A coordenação do Procon estendeu o prazo até dia 30 de janeiro de 2011, para as informações necessárias sobre as questões contratuais. Somente depois, o Procon estará se posicionando em definitivo sobre os fatos alegados e a finalização do procedimento.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com