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Administração explica nomeações de concursados

21/12/2010 - Atualizado em 21/12/2010 10h22
Secretário de Administração Geraldo Dângelo

A Administração de Manhuaçu começou a nomear os aprovados do concurso público da Prefeitura Municipal e do SAMAL. Na última semana, foram publicadas as portarias contendo o ato de nomeação de 125 aprovados no concurso do SAMAL e 134 na seleção da Administração.

A partir de 31 de dezembro, contratos de servidores contratados vão vencer e a intenção da Prefeitura Municipal é iniciar a substituição pelos concursados, garantindo o acesso ao serviço público dos que foram aprovados.
Na portaria 003/2010, o administrador do Samal, Renato Bonifácio nomeia todos os candidatos aprovados no concurso para a autarquia. Foram chamados: 88 garis; 10 garis de caminhão; 8 trabalhadores braçais; 5 vigias; 1 fiscal educador e 8 motoristas. O concurso do SAMAL não preencheu sequer as vagas oferecidas no edital.

134 NA LISTAGEM DA PREFEITURA

Assinadas pelo Prefeito Adejair Barros e pelo Secretário de Administração, Geraldo Dângelo, as portarias 179 e 180 nomeiam 134 candidatos aprovados no concurso para as diversas áreas da prefeitura.

A nomeação segue a mesma dinâmica e começa pelos setores ligados a saúde e que apresentam uma demanda urgente, já que os contratos também terminam no final do mês.

Na listagem de nomeação, foram chamados 03 agentes fiscais de saúde; 06, auxiliares de enfermagem; 11 auxiliares de serviço de saúde; 50 auxiliares de serviços gerais; 1 Cirurgião Buco-Maxilo Facial; 13 enfermeiros; 8 motoristas; 2 médicos clinico geral; 2 ortopedistas; 2 nutricionistas; 1 pedagoga; 1 psicólogo; 22 auxiliares administrativos; 1 farmacêutico; 3 assistentes sociais; 1 terapeuta ocupacional e seis técnicos de enfermagem.

Os candidatos nomeados deverão apresentar a documentação exigida no Edital de Concurso, até 30 (trinta) dias úteis da publicação desta Portaria, de acordo com item 14.6.14 do Edital de Concurso Público nº 01/2009, sendo empossados assim que os documentos forem apresentados e após aprovação do exame médico, a ser realizado por médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

As portarias foram publicadas no jornal Tribuna do Leste deste domingo, 12, e de quinta-feira, 16.

PRIMEIRAS PORTARIAS

Durante entrevista esta semana, o Secretário de Administração Geraldo Dângelo destacou que as três publicações são apenas as primeiras portarias. “No caso do SAMAL, foram nomeados todos os candidatos que passaram na prova. Na autarquia, o índice de reprovação foi de quase 50%. Das 225 vagas oferecidas, só 125 passaram. Nesse caso, todos os aprovados foram chamados para tomar posse. Na prefeitura, foram chamados primeiramente os candidatos da Saúde e de alguns setores que já estão demandando servidores. Foram 134 nomeados até o momento”, afirmou o secretário.

Segundo Geraldo D´Ângelo o cronograma de nomeações segue a prioridade de cada setor da prefeitura. “Começamos pela saúde pois lá existem muitos contratos e precisamos agilizar a posse em função dos serviços não podem esperar. Imagine a saúde sem funcionar. Já na educação, que só irá iniciar em fevereiro, temos mais tempo e vamos dar a posse em janeiro para início no mês seguinte”, exemplificou.

TÉRMINO DOS CONTRATOS

Segundo o secretário de Administração, com a homologação do concurso público em 18 de novembro, a Prefeitura de Manhuaçu está cumprindo a lei. Ao longo de muitos anos, os contratos foram sendo renovados e agora vão terminar. “Estamos cumprindo a lei e vamos empossar todos os aprovados para as vagas que foram oferecidas. É lógico que em alguns casos haverá contratações, já que tem cargos que não houve aprovados e existem programas com recursos federais e estaduais que estão sendo mantidos”, afirma.

Prefeito Adejair Barros

Geraldo D´Ângelo ainda explicou que o concurso seguiu os prazos legais e amenizou as reclamações de pessoas que estavam com ações muito imediatistas. “Houve algumas pessoas que simplesmente achavam que passaram na prova e deveriam tomar posse no dia seguinte. Felizmente, a grande maioria compreendeu os prazos que cumprimos dentro da lei e também viram que não prejudicamos as aulas e nem o funcionamento dos serviços essenciais. Agora vamos começar 2011 com tudo dentro do concurso público, inclusive no SAMAL, onde que nunca tinha sido realizado. Quero aqui aproveitar para agradecer a confiança do Prefeito Adejair Barros, a parceria dos vereadores e a interação da equipe de governo e do corpo jurídico da prefeitura”.

Todas as secretarias municipais estão encaminhando as necessidades de cada setor para começar o mês de janeiro. Nos casos em que houve a vaga e não teve aprovação, a Prefeitura de Manhuaçu solicitou autorização da Câmara Municipal para contratações. “Nos casos em que há classificados além das vagas no concurso iremos chamar seguindo a listagem. O critério que temos adotado é o processo seletivo. É uma forma de seleção, mas não é uma situação que garante a efetivação do servidor. O objetivo é selecionar o melhor”, destacou.

Segundo o secretário, os candidatos aprovados podem procurar a Secretaria de Administração e o SAMAL para eventuais dúvidas sobre documentos ou quanto a apresentação para o serviço.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
 

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