Em época de Natal, quem entra na casa Rosângela Maria e Neide Lande Eustáquio depara-se com uma árvore com mais de 2,5 m de altura, que quase encosta no teto.
Localizada na rua Mascarenhas de Morais, a casa chama a atenção de quem passa pelo bairro São Vicente. Virou referência e é um encanto para as crianças. “Tem vinte anos que moramos aqui e sempre decoramos a casa. Todo ano, descobrimos algo novo e colocamos”, conta Rosângela. E a decoração realmente impressiona. Dos lados da árvore de Natal, um belo presépio. O corrimão da escada para o segundo andar e o telhado da varanda e até a garagem também são enfeitados com arranjos. Enfeites estão por todos os cantos e até as mesas da cozinha não escapam aos adereços natalinos. Não é nada difícil, também, se surpreender com os mais inusitados e bonitos papais-noéis que o casal coleciona desde que resolveu decorar a moradia para o Natal.
O espírito do Natal, segundo Rosângela, tem que impregnar o ambiente. É um espírito que ela tem procurado renovar, em um costume de enfeitar toda a casa para fazer brilhar o verdadeiro sentido de beleza, amor e carinho que a data relembra.
Eles capricharam na decoração. A parte externa da casa está toda iluminada. São pisca-piscas, enfeites e o maior destaque: um Papai Noel no trenó com as renas. “Nós conseguimos um modelo na internet e um rapaz montou. Desde o ano passado conseguimos colocar o enfeite no telhado com luzes e movimento”, alegra-se Rosângela.
Para eles, a alegria despertada pela decoração é o principal motivo de tanto trabalho. O espírito de beleza, graça e pureza do Natal se espalha. Neide Lande instala os enfeites, sai a procura por novidades e se esmera para colocar as lâmpadas e detalhes perfeitos. “Tudo com muita segurança”, garante.
A árvore de Natal é cercada de presentes, tem os mais diferentes e símbolos natalinos pendurados, mas o interessante é que ela está emoldurada por retratos do casal. A história de 38 anos de vida juntos permeia o Natal da Família Gomes e Souza como uma expressão de amor. “A primeira imagem é o nosso casamento, depois a lua de mel em Guarapari. Todos esses anos voltamos lá. No dia da aposentadoria do Neide, partimos para comemorar lá mais uma vez. Toda nossa história está aqui. É o sentimento do amor que se renova sempre. Somos eternos apaixonados”, emociona-se Rosângela.
PRESÉPIO
Impossível não perceber o cenário que ocupa o maior destaque da sala: o presépio. Rico em detalhes minuciosos, o nascimento do Menino Jesus é a mais bela parte da decoração.
A família leva a sério a tradição e a religiosidade. “No presépio, a Sagrada Família fica completa e nós ficamos felizes", conta Neide Lande. Em mais um ano, Neide Lande e Rosângela mostram alegria e emoção de um Natal marcado pela fé, o amor e o carinho.
E, apesar de toda a comemoração e os presentes, ela diz que o principal não pode ser esquecido. “Jesus é quem faz aniversário e, se nós temos nossas festas e presentes nos nossos aniversários, ele também tem que ser lembrado com festa”, alegra-se.
Os enfeites começarão a ser retirados em 6 de janeiro, Dia de Reis, momento que, segundo ela, dá certa tristeza. “Com os enfeites a casa fica mais alegre”, garante Rosângela.
Carlos Henrique Cruz/Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com