Vininha Nacif é coordenadora da Defesa Civil |
Devido à forte chuva que caiu durante a madrugada dessa segunda-feira, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), realizou visitas e levantamentos em locais considerados críticos, que merecem acompanhamento dos órgãos competentes. Ainda bem cedo, a equipe estava mobilizada para verificar a situação do ocorrido abaixo da Rua Antônio Romualdo da Silva, no bairro Petrina, bem como na Avenida Tancredo Neves, bairro Santana e no Trevo da Santa Branca.
Segundo a presidente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Vininha Nacif, o momento é de estado de alerta, já que existe a possibilidade de deslizamento de barranco em alguns locais. Há a necessidade de a população estar consciente de que o momento é de chuva torrencial e, pode ocasionar situações indesejáveis. Vininha Nacif salienta que o rio Manhuaçu ainda está no patamar tolerável, mas é interessante que todos fiquem atentos devido a chuva que cai com intensidade nas cabeceiras, principalmente nas regiões de São João do Manhuaçu e Luisburgo.
“A orientação é de que todos tenham atenção máxima, sem a necessidade de ficar aguardando a passagem da polícia fazendo o “alerta”, para que todos retirem os seus pertences”, lembra a coordenadora da Defesa Civil.
A outra preocupação da COMDEC é com relação às encostas e barrancos, que deslizam facilmente. Vininha Nacif explica que é importante o monitoramento, para saber se está apresentando rachadura e ameaça de desmoronamento. “Podemos avaliar que, em Manhuaçu é um problema sério e, o momento é delicado. A enchente é previsível para a retirada das pessoas, mas, o barranco não é a mesma coisa”, salienta Vininha Nacif. A previsão é de que até quarta-feira pode ocasionar chuva torrencial devido à frente fria estacionada na região.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com