As chuvas que atingiram a região na virada do ano deixaram muitos estragos e prejuízos na cidade e zona rural de Chalé. Entre os dias 30 e 31 de dezembro, dezenas de famílias tiveram que deixar suas casas devido aos alagamentos no perímetro urbano. Já nas comunidades rurais várias famílias ficaram isoladas e sem como trafegar devido à queda de barreiras e destruição de pontes causadas pelas cheia nos pequenos córregos.
De acordo com a Prefeitura de Chalé, a grande maioria dos desalojados já conseguiu voltar para suas casas e os que ainda não retornaram estão em casas de parentes e amigos. Levantamento feito pela Coordenação da Defesa Civil mostra que, apesar das chuvas, os problemas ainda estão dentro do controle e a administração municipal continua trabalhando normalmente.
Segundo a Defesa Civil, a preocupação é se voltar a chover nos próximos dias, pois o terreno está encharcado, as estradas com muitas valas e pontes que foram destruídas pelas chuvas ainda não foram recuperadas. Novas chuvas poderão dificultar as ações da prefeitura na busca de melhorias nos acessos a zona rural.
Antônio José - portalcaparao@gmail.com