O amontoado de lixo colocado próximo à entrada da usina de triagem do lixo de Manhuaçu, às margens da BR-262, está sendo retirado pela equipe do SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana), com o auxílio de caminhões e tratores.
O “paredão” de lixo percebido à beira da estrada de acesso à usina foi depositado pelos próprios veículos encarregados do recolhimento do lixo urbano da cidade, durante o período chuvoso, conforme explicou o Diretor da autarquia, Renato Bonifácio Breder. “Estava chovendo muito no início do ano e os caminhões não estavam conseguindo subir até o local de descarga do resíduo. Agora já estamos retirando este lixo”.
Em entrevista à reportagem, a Voluntária da APAC (Associação de Proteção e Amparo ao Condenado), Simone Santos Carvalho, comentou sobre sua preocupação com o volume de lixo. “Ao chegarmos ao acesso do terreno destinado à APAC, nos deparamos com aquele montante de lixo, então, queríamos fazer uma reivindicação para que seja retirado o lixo, uma vez que ali não é um local adequado para a colocação do lixo”, comentou.
O Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” alertou para o risco de danos às nascentes e aos terrenos ali existentes, como as áreas destinadas à APAC, ao núcleo avançado do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e para às casas do “Programa Minha Casa, Minha Vida”. “Da forma como estava, o lixo poderia se espalhar, causando danos ambientais, prejudicando inclusive as nascentes que ali existem. Ficamos felizes em saber que o Samal está tomando as providências necessárias para resolver o problema”, comentou Teté.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com