“O amor ao próximo tem que vir em primeiro lugar!” – A lição final do presidente da APAE Renato Cezar Von Randow ao deixar o cargo depois de 29 anos é um resumo da carga de emoção que marcou a cerimônia de posse da nova diretoria, conselho de administração e conselho fiscal, na noite de quinta-feira, 03.
Renato se emocionou ao falar das conquistas ao longo de quase três décadas e citou um dos primeiros atendimentos como exemplo de superação e amor: “Quando comecei na APAE, há 29 anos, e tínhamos apenas uma sala de aula. Dava carona para dois alunos e via as dificuldades deles. Eram crianças que se arrastavam pelo chão. Hoje, são homens com 31 ou 32 anos e pais de família. Isso é uma pequena amostra do trabalho da APAE. Quando olhamos essas pessoas, temos a certeza de que o amor ao próximo tem que suplantar todas as diferenças, rancor e maldade do mundo”. A fala fez parte de sua despedida da direção da entidade.
A nova diretoria, composta em sua totalidade por pessoas dedicadas à causa apaeana, conta a com a participação de pais de alunos, empresários e médicos, advogados, todos envolvidos na mesma luta em favor da saúde e dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Renato Cezar entregou o cargo de presidente ao candidato que apoiou na acirrada disputa realizada em dezembro. Luiz Carlos de Carvalho ainda ouviu os conselhos do ex-dirigente: “Realizamos muito e sabemos que ainda há muito a ser feito, mas deixamos aqui um legado de honestidade, liberdade, igualdade e trabalho. Quero agradecer a Deus, a minha família, a cada pessoa, colaborador, pai e amigo. Vocês me ajudaram a fazer da APAE de Manhuaçu uma das melhores instituições do Brasil. É para mim uma emoção diferente saber que estou deixando o mais honroso cargo que já ocupei em minha vida. Contudo, não deixarei a APAE. Ela mora no meu coração. Desejo que a nova diretoria realize e ultrapasse tudo o que fizemos. Tenho confiança nesse novo grupo”.
POSSE
Com a presença do Prefeito Adejair Barros, o Deputado Estadual Sebastião Costa, o Major Sérvio Túlio Salazar (Subcomandante do 11º BPM), Maria Geralda Cupertino (Diretora da Superintendência de Ensino), João Pessoa Cunha (Presidente do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas de Manhuaçu) e da jovem estudante Giane Pereira de Oliveira, a diretoria foi empossada para um mandato de três anos.
A composição é a seguinte: Presidente Luiz Carlos de Carvalho, Vice-presidente Jeremias José Mayrinck, 1º Diretor Financeiro Irani Coelho, 2º Diretor Financeiro Fernando José de Lima, 1ª Diretora Secretária Maria Isabel Souza Pereira, 2º Diretor Secretário Alessandro de Souza, Diretor de Patrimônio José Antônio do Nascimento, Diretora Social Aida Goulart e Procurador Sebastião Onofre de Carvalho. Conselho Fiscal: Geraldo de Souza, Charbel Felipe, Luiz Lázaro Rufato, Luiz Antônio de Assis, José Gonçalves da Cunha e Carlos Henrique Cruz. Conselho Administrativo: Sander Resende Pereira, José Dornelas de Abreu, Expedito Bertolace, Flávia Roberta Freitas, Terezinha Gonçalves, Osmar Miguel de Azevedo, Ricardo Alves Costa Soares, Sebastião de Souza Rocha, Adelaide Pereira de Oliveira, Icléia Aparecida Alves, Elzi Silva Rocha e Ana Santaroni.
DIÁLOGO
Depois de entregar uma placa de agradecimento a Renato Cezar, o presidente Luiz de Carvalho destacou as conquistas e a parceria constante da APAE para continuar no caminho construído pelo ex-presidente.
Com um discurso conciliador, Luiz de Carvalho pediu a participação de todos pelo objetivo maior que é o atendimento das crianças e jovens: “Quero que cada pessoa saiba, tanto os que nos desejam o bem quanto os que ainda não se convenceram de nosso comprometimento, que lutamos por um objetivo comum e os cumprimentamos pelo direito de expor seus pensamentos. É importante que todos tenham em mente que o sucesso da nossa instituição depende da união dos talentos de cada um e não da disputa ou comparação entre eles”, destacou.
O novo dirigente explicou que a APAE é composta de pais e de amigos e a soma é que faz os bons resultados: “Seja você pedreiro, professor, doméstica, guincheiro, advogado, comerciante e tantas outras profissões aqui representadas ou até mesmo dos impossibilitados de terem uma profissão por se dedicarem exclusivamente a quem precisa de vocês. Nós não esperaremos que todos apóiem sempre nossa maneira de ver as coisas, mas temos a esperança de que sempre estejam dispostos a defender a nossa instituição. Farei do diálogo a ferramenta central para nossa ação nos próximos três anos”.
Luiz de Carvalho ainda frisou que sua diretoria é formada de pais e de amigos, pois afinal foi assim que a entidade foi construída e é dessa forma que ela se consagrou como modelo e referência.
O Deputado Estadual Sebastião Costa elogiou a nova diretoria e reconheceu o importante trabalho desenvolvido por Renato. “A prova do reconhecimento dessas conquistas foi o estrondoso resultado das urnas. Os votos mostraram que seu trabalho foi aprovado e merece ter continuidade”, garantiu.
Já o prefeito Adejair Barros reforçou a importância da continuidade com Luiz de Carvalho: “Eu fico muito feliz em saber que a APAE vai continuar no caminho certo. Ao manter uma direção comprometida com os trabalhos que já existem, temos a certeza de que irá crescer e desenvolver ainda mais”, declarou.
A noite de posse ainda teve uma homenagem especial a Renato através do aluno da APAE, Carol José da Costa, cantando “Como é grande o meu amor por você”.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com