Mais de 300 moradores participaram da reunião sobre o projeto e ouviram o prefeito Ronaldo Lopes |
Moradores do bairro Morada Nova prestigiaram da apresentação do Projeto de Regularização Fundiária, pelo prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes Corrêa, e pelo advogado e coordenador Marco Antônio Dutra.. Técnicos do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa foram contratados para a realização de levantamentos planimétrico, altimétrico, cadastral, georrefereciamento e definição da área de cada bairro.
Segundo o prefeito Ronaldo Lopes, os trabalhos são essenciais para o processo de regularização fundiária. “Com a conclusão dos serviços de topografia, será possível identificar quantos lotes existem e dar inicio ao cadastramento deles. Em pouco tempo esta comunidade terá em mãos o tão sonhado título de posse, que garantirá a propriedade de seus lotes, e consequentemente maior segurança para cada uma delas”, disse Ronaldo Lopes. Cerca de trezentas pessoas compareceram na reunião na Escola Padre Geraldo Silva Araújo.
Moradores do bairro Morada Nova, secretários municipais e os vereadores, Ana Paula, Xandinho, Júlio Horst, Marineusi e o presidente da Câmara, Helio Marcos Mendonça, estiveram presentes, visando conhecer um pouco mais e acompanhar como estão os trabalhos iniciais do projeto de regularização fundiária.
Coordenador do Projeto Marco Antônio ressaltou as vantagens para a população |
Técnicos da Universidade Federal de Viçosa estão fazendo a medição dos lotes no bairro Morada Nova. Serão dois mil proprietários beneficiados com o projeto. Na primeira etapa, prevista para terminar em três meses, mil e cem moradores terão suas escrituras definitivas. O projeto é coordenado pelo advogado e consultor Marco Antônio Dutra e é apontado como pioneiro e modelo para outros municípios.
O prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, foi aplaudido calorosamente no momento de sua fala aos presentes e destacou: “Sabe quanto vai custar isso para cada um de vocês? Nada!”.
A Administração de Manhumirim é pioneira no projeto na região e realiza um compromisso assumido junto aos moradores. O projeto trata da regularização fundiária no âmbito do município de Manhumirim. A cidade tem hoje vários loteamentos em situação irregular. Tais irregularidades impedem, por exemplo, que seus proprietários obtenham título definitivo de propriedade e façam financiamento bancário para reforma e ampliação dos imóveis.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Gerson Morais da equipe da Universidade Federal de Viçosa |
Gerson Morais, professor da Universidade Federal de Viçosa e economista, destacou que ao longo dos anos o poder público não se preocupou com esse problema e parabenizou o prefeito Ronaldo Lopes pela iniciativa e parceria com a UFV.
“O prefeito é inteligente! Teve a idéia do projeto e procurou logo uma universidade para desenvolvê-lo. O povo de Manhumirim está de parabéns por apoiar este projeto”, ressaltou, lembrando que a iniciativa é única na região.
O assessor jurídico da Prefeitura de Manhumirim e coordenador da execução do projeto, Marco Antônio Dutra, destacou que todas as dúvidas serão respondidas para que as escrituras sejam lavradas e registradas, sendo entregues a todos os proprietários. Segundo ele, o projeto deveria ser implantado em toda a região, seguindo assim, o exemplo de Manhumirim.
Carlos Henrique Cruz – com informações e fotos de Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação