A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Manhuaçu apresentou balanço das ações promovidas num período de 18 meses pela atual gestão, destacando também as metas estabelecidas para 2011, dentre elas a construção de uma nova policlínica, implantação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), estruturação de todo o sistema de informatização da secretaria, buscando a unificação de todas as informações dos pacientes do SUS do município. Qualidade, igualdade, acessabilidade, agilidade e humanização no atendimento tem sido a busca constante da SMS.
Valorização da equipe
Prefeito Adejair Barros, Secretário Luiz Prata, Presidente do Conselho Nelson de Abreu, Benoni da Paixão e o assessor jurídico Sebastão Onofre |
O secretário de Saúde Luiz Prata, agradeceu ao convite da Câmara de Vereadores, coordenou as falas e explanações feitas por sua equipe que apresentou de forma clara e objetiva como está sendo administrada a Secretaria Municipal de Saúde, com um novo modelo de gestão ousado, moderno e organizado onde todos assumem com responsabilidade suas competências. “Nota 10”. Esta é única nota que posso dar para esta minha equipe, disse o secretário Luiz Prata.
Conquistas
Num período de 18 meses muitas são as conquistas: Unidade de Saúde de São Pedro do Avaí, UPA II, Centro Viva Vida, consultórios odontológicos em Ponte do Silva e Sacramento, novas lavanderia e serviço de nutrição e dietética, além de investimentos em veículos para o dia-a-dia da Secretaria (Uno) e para transporte de pacientes que fazem tratamento em outros centros (uma nova Van), assinatura de contratos e convênios que beneficiam os usuários do SUS como o CIS-Verde que oferecerá uma gama de exames complementares aos já realizados pelo Sistema Único de Saúde.
Problemas
A Secretaria de Saúde não se omitiu quanto aos problemas existentes e questionados pelos vereadores e comunidade presentes ao evento. A situação da policlínica Casa Azul, das dependências inadequadas de setores como o laboratório, raios X, ortopedia, falta de médicos em algumas unidades de saúde, demora em cirurgias, dificuldade de vaga nos hospitais, baixa tabela SUS paga aos médicos, salário dos agentes de saúde, estão sendo tratadas com trabalho, coragem e dinamismo. Ao final da reunião, os vereadores foram unânimes em afirmar que os problemas existem, mas que a atual gestão está no caminho certo e que com esforço, união e vontade, a saúde pública de Manhuaçu só tem a ganhar.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com