Palestras e debates serão realizados durante dois dias |
De 16 a 18 de Março, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, a Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) reúne cafeicultores e as principais lideranças do setor cafeeiro na tentativa de debater ações coletivas e programas para o fortalecimento da cafeicultura familiar na região de montanha. Será a 15ª edição do Simpósio de Cafeicultura.
A predominância de produtores do segmento familiar vai ser um dos focos do evento este ano e terá como proposta a necessidade de apoiar projetos sociais com foco nos desafios de sustentabilidade dos cafeicultores. O setor produtivo, com especial esforço do segmento familiar, enfrenta uma legislação ambiental, trabalhista e tributária que penaliza a renda do produtor, que mesmo em crise mostra-se competitivo.
Segundo o Presidente da ACIAM, Toninho Gama, houve algumas reuniões com a comissão organizadora buscando uma programação de interesse dos cafeicultores da região. “Estamos procurando alternativas com palestrantes que nunca vieram a Manhuaçu e renovando também nos temas para garantir uma variedade maior de assuntos”, destaca.
A renda e a falta de agregação de valor ao produto da região foram temas discutidos pela comissão organizadora, que considera fundamental a existência de políticas públicas específicas para diferentes níveis de produção, principalmente, com relação à cafeicultura de montanha.
Toninho considera que o simpósio serve para disseminar conhecimento e incentivar os produtores e suas famílias, especialmente os jovens. Citando o projeto Transformar, desenvolvido pela Emater, ele acredita na fixação das famílias com boas condições no campo: “A busca por informações tem levado à utilização racional de recursos para uma rentabilidade sustentável da propriedade, o que acaba por refletir em motivação aos jovens agricultores para continuarem na atividade. Temos exemplos de empreendedores que estão renovando a agricultura familiar regional”, elogia.
Segundo o dirigente, existem novas pesquisas e soluções tecnológicas, contudo a maior contribuição do Simpósio é fazer chegar as informações ao público que realmente precisa.
ESTRUTURA
Empresas começam a preparar novidades e ofertas para apresentar nos stands do evento |
O evento segue o mesmo modelo dos últimos anos. Será de 16 a 18 de março com dois dias de palestras e exposições de máquinas, produtos e insumos para a cafeicultura. Fechando a programação, a ACIAM vai manter o dia de campo em Martins Soares, na sexta-feira.
Cerca de 70% dos stands já foram comercializados e estão sendo feitos novos contatos. “Muitas empresas que já participaram ano passado acertaram seus locais para esta edição. Quem tem interesse também pode entrar em contato com a ACIAM e reservar o espaço”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO
16/03/11 - QUARTA-FEIRA
09:00 - Recepção de Boas Vindas
09:45 - Debate - “Rumos da Cafeicultura”
Debatedores: Lideranças da Cafeicultura Nacional
11:00 - Palestra - “Perspectiva do Preço do Café”
Palestrante: Armando Matielli - Presidente da Sincal
14:30 - Palestra - “Mudanças Climáticas e Agronegócios no Brasil”
Palestrante: Profº Luiz Carlos Molion
16:00 - Palestra - “Projeto Café das Matas de Minas”
Palestrante: Rogério Galuppo Fernandes
Profº José Luiz dos Santos Rufino
17/03 - QUINTA FEIRA
09:00 - Palestra “Produzir cafés de qualidade - Uma oportunidade real para os produtores das Matas de Minas”
Palestrante: Profº Flávio Meira Borém
10:30 - Palestra “Gestão Econômica da Atividade Cafeeira”
Palestrante: Christiano Nacif
14:30 - Palestra - “Caracterização do sistema de parceria agrícola na cafeicultura de montanhas”
Palestrante: Fabiano Tristão Alixandre
16:00 - Palestra - “Desmistificando o Código Florestal”
Palestrante: Maria José Brito Zakia
18/03 - SEXTA FEIRA
08:30 - Dia de Campo - Cepec/ Fertilizantes Heringer
Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer
BR 262, km 10 - Martins Soares (MG)
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com