Portal Caparaó - Bairro Santa Luzia terá rede de Vizinhos Protegidos
Geral

Bairro Santa Luzia terá rede de Vizinhos Protegidos

28/02/2011 - Atualizado em 28/02/2011 13h53

Objetivando maior segurança às famílias, a Polícia Militar começa a promover as ações no bairro Santa Luzia e estabelecer parcerias, que possam ser fundamentais para que todos se sintam mais protegidos.

Para discutir a idéia, foi realizada na última quinta-feira, 24, uma reunião que envolveu a comunidade, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Polícia Militar.

Foram discutidos os mecanismos que devem ser empregados para combater as ações criminosas e, a  vigilância dos próprios vizinhos para acompanharem todo movimento que esteja ocorrendo.

O bairro Santa Luzia é o primeiro a receber o projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”,que vai possibilitar que todos participem da segurança pública e, sejam parceiros da PM passando as informações daqueles que são “contumazes”, nas ações criminosas.

A polícia teve um trabalho minucioso, para mapear locais que servem de esconderijo para traficantes que ficam em casas abandonadas, menores em situação de risco, ruas com a falta de iluminação e falta de lixeiras.

O Tenente Fernando, responsável pelo policiamento do setor Oeste, que abrange o bairro Santa Luzia explica que é uma necessidade a ação conjunta, tendo os moradores como parceiros para desenvolver o projeto. E para retirar das ruas várias crianças que estão na vulnerabilidade, será formada uma escola de música (fanfarra). As aulas serão ministradas por policiais da Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar.

O comandante da 72ª Cia. de Polícia, Cap. Adenilson participou do encontro com os moradores, achou louvável a atitude de cada um, bem como o projeto que será implantado. “Há uma necessidade de fazermos algo que venha mudar a maneira das pessoas pensarem, comportarem e sonharem com dias melhores”, concluiu o oficial.

Comunidade ativa

Trabalhando bastante tempo no bairro, o SargentoDelogo tem tido uma preocupação com algumas situações que ocorrem no cotidiano. Segundo ele, cada morador precisa participar da segurança, repassar para a polícia informações que sejam importantes. “Estaremos colocando caixas de denúncia para que haja a manifestação dos moradores, indicando o que mais aflige,  nomes de suspeitos e sugestões”, ressalta o policial.

Preocupada com as questões sociais, a vereadora Maria Imaculada Dutra também participou da discussão, que trará benefícios para todos. A presença dos moradores deixou a vereadora satisfeita, acreditando que todos querem mudança. “Nossa esperança é que haverá mudança no comportamento das pessoas, para uma qualidade de vida melhor”, comenta Maria Imaculada Dutra.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.