O Setor de Vigilância em Saúde do SUS Manhuaçu, divulgou na quarta-feira, 23, os novos números da Dengue no município. Agora são 93 casos notificados, ou seja, pessoas com suspeita de ter o vírus. Destes, 9 são negativos, 7 são de pacientes que contraíram a doença em outras regiões e 2 de transmissão dentro da cidade (os chamados autóctones).
A hora é de união de todos, pois, os meses de março e abril são preocupantes em Manhuaçu. Segundo Emilce Estanislau Fialho, coordenadora da Vigilância Ambiental, é nestes dois meses que o município tem mais problemas com a Dengue.
Penalidades
De acordo com a Vigilância Sanitária, estão sendo aplicadas multas em pessoas e empresas que agem de forma irresponsável e permitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em suas dependências. O procedimento é adotado quando se esgotam todas as formas legais para se resolver as situações (visitas, prazo para regularização, advertência e aplicação de multa e encaminhamento à Justiça, quando necessário). O município conta com o apoio da Promotoria de Justiça na defesa do bem estar de todos. Os infratores podem ser punidos de acordo com a Lei Municipal 2951/2010.
Cuidados continuam sendo os mesmos
Não deixar água limpa parada. Com a volta da chuva nos últimos dias é fundamental verificar as calhas, a laje, não acumular lixo, tampar a caixa d’água, trocar a água dos vasos de flores por areia, enfim, cuidados que não mudam, mas que precisam ser tomados. Esta é a parte que cabe ao cidadão, pois a parte pública o município está fazendo, garante Emilce Estanislau Fialho. Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, as equipes de agentes de combate a endemias não param e realizam visitas de rotina e bloqueio com inseticida aplicado em bombas costais nos locais onde residem pessoas com suspeita de Dengue. “É hora de ‘guerra contra o mosquito’. Vamos vencer esta batalha juntos. Faça sua parte”, convoca Emilce Estanislau.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com