Portal Caparaó - Simpósio de Cafeicultura tem palestras e debates nesta quarta
Agronégocios

Simpósio de Cafeicultura tem palestras e debates nesta quarta

15/03/2011 - Atualizado em 15/03/2011 21h23
Empresas montaram stands e o auditório também já está preparado para as palestras

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta quarta-feira, 16, às 9 horas, da abertura do 15º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, em Manhuaçu. O simpósio é uma promoção da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios do município, e será realizado até o dia 18 de março no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.

Confira o site do Simpósio de Cafeicultura CLIQUE AQUI

“A qualidade como diferencial para obter a valorização do café” é o tema principal do encontro. Durante o simpósio, serão abordados, dentre outros assuntos, a competitividade e sustentabilidade da cafeicultura de montanha frente às novas tendências de mercado; a perspectiva do preço do café; caracterização do sistema de parceria agrícola na cafeicultura de montanhas, além de palestra sobre o Código Florestal Brasileiro.

Números da cafeicultura

A cafeicultura é a principal atividade agropecuária na região de Manhuaçu, que tem cerca de 20 mil propriedades cafeeiras. O número representa 71% das propriedades produtoras de café na Zona da Mata, a segunda região produtora de café no estado.

A área plantada, na região de Manhuaçu, é de aproximadamente 115 mil hectares de cafés, responsáveis pela produção de 2,8 milhões de sacas. A região é considerada grande praça de comercialização de café, reunindo várias empresas compradoras, que enviam a produção para o Sul de Minas e para exportação via portos de Santos (SP) e Vitória (ES).

Os trabalhos desenvolvidos junto aos produtores visam aumentar a visibilidade do café produzido na região, melhorar a qualidade da produção, reduzir os custos de produção e promover o associativismo.

Márcia França - Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.