Palestras agradaram estudantes em Ponte Nova e Amparo do Serra |
A Polícia Militar de Ponte Nova iniciou uma série de palestras nas comunidades da área da Companhia de Polícia Militar com foco na prevenção ao uso de drogas. A atividade foi realizada na região de Bom Será, zona rural de Ponte Nova, e no município de Amparo do Serra, nos dias 19 e 22 de março.
A Sargento Roseli e o Cabo José Flavio ministraram palestra no salão comunitário do Bom Será a fim de orientar a comunidade sobre os efeitos nocivos das drogas no organismo. “O problema, muitas vezes, começa na própria família, com drogas lícitas como o álcool, o cigarro, os medicamentos e outros produtos, que aparecem entre as principais causas de morte que poderiam ser evitadas”, ressalta a Sargento Roseli.
Como havia muitos pais na palestra, foram dadas sugestões a fim de ajudá-los a orientar os filhos e mantê-los longe das drogas.
MAIS 350 PESSOAS
Na terça-feira, 22, a palestra foi na Escola Estadual Alfredo do Carmo, em Amparo do Serra, atendendo convite da Superintendência Regional de Ensino e das Analistas da Educação, Claudete e Divina, responsáveis pelo acompanhamento pedagógico dos alunos.
Na abertura da palestra foi exibido um vídeo motivacional a fim de chamar a atenção dos presentes para a necessidade de desenvolver a autoestima dentro de cada um para vencer os obstáculos da vida e sentir mais seguro para resolver os conflitos internos.
A falta de confiança em si mesmo abre espaço para uma série de malefícios, principalmente na vida dos mais jovens. Estiveram presentes cerca de 350 pessoas, entre adolescentes e funcionários da escola.
PREVENÇÃO
O trabalho preventivo desenvolvido pelos policiais militares busca desenvolver na sociedade uma cultura de Paz, a se auto protegerem contra possíveis “ofertas” de substâncias entorpecentes, bem como diminuir o consumo e o tráfico de drogas.
Além dos programas implantados pela Polícia Militar, como o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), os policiais realizam palestras quando solicitados.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com