Uma equipe técnica da área de engenharia e logística do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais visitou Manhuaçu nesta quinta-feira, 31. A reunião técnica mobilizou o Prefeito Adejair Barros, a Câmara de Vereadores e o Rotary Club. O principal objetivo foi avaliar imóveis e opções para instalação dos Bombeiros, dentro do projeto de transformar o Pelotão de Manhuaçu em Companhia.
A visita técnica foi acertada depois da mobilização de uma comitiva de Manhuaçu até o Comando Geral dos Bombeiros em Belo Horizonte. Além do Prefeito Adejair Barros, a reunião teve a presença do responsável pelo setor de logística Tenente-coronel Félix; acompanhado do Major Primo (comandante do batalhão de Bombeiros em Governador Valadares); Major Rildo e o Capitão Móises (Logística); o Capitão Washington e o Tenente Adilson Nunes (Comandante do Pelotão de Manhuaçu) e integrantes do Rotary Club de Manhuaçu de Manhuaçu, presidido pelo empresário Claudinei Domingues, e os vereadores Renato Cezar Von Randow (presidente), Antônio Carlos Xavier da Gama, Maria Imaculada Dutra, José Geraldo Damasceno, Nelci Alves Gomes, Francisco de Assis Dutra. Todos seguiram numa visita a três pontos da cidade com o objetivo de avaliar os imóveis.
VISITAS
A verificação dos locais começou pelo espaço ao lado do Posto Pipas, às margens da BR-262, na Alameda Eloy Werner, no Bairro Alfasul. Todos caminharam pelo local, conheceram a edificação que atualmente encontra-se abandonada. Os bombeiros registraram as imagens e fizeram anotações.
Em seguida, foram até a sede do pelotão, situado no Bairro Alfa-Sul e conheceram um terreno atrás do quartel, que também está disponível para sediar a estrutura. Logo após, a comitiva foi até a área próxima ao CAIC.
O Tenente-coronel Félix comentou sobre a observação dos espaços e elogiou os locais. “Esta é uma visita técnica. Estamos conhecendo os locais, verificando e fazendo as análises com os dois engenheiros do Corpo de Bombeiros. Vamos fazer uma análise bem criteriosa para passar para o comando. Temos que verificar uma instalação à altura do município. Um local seguro para que os bombeiros dêem segurança à população”, disse.
“Os locais atendem aos quesitos necessários para abrigar a companhia. A área em frente ao quartel é muito boa. Já a outra às margens da rodovia, tem uma saída muito boa, mas percebemos que ao lado tem muita infiltração e apresenta alguns riscos com as edificações vizinhas”, acrescentou o tenente coronel.
Félix salientou que a próxima etapa é fazer uma análise detalhada, colocar tudo no papel e apresentar ao comando geral para que encaminhe a proposta ao município.
COMPANHIA
Com a companhia instalada, haverá a presença de um capitão com vários pelotões em cidades vizinhas. Aumentaria a quantidade de viaturas e bombeiros. Existe ainda a possibilidade de a partir desta companhia, acontecer a expansão com postos avançados em alguns locais da região para facilitar o atendimento. Manhuaçu passaria a contar com 70 militares locais e a área total da companhia chegaria a cerca de 200 bombeiros.
O Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, agradeceu a visita dos bombeiros e destacou a importância da companhia para a cidade e região. “Quero agradecer ao Corpo de Bombeiros por ter nos recebido tão bem em Belo Horizonte e por visitarem Manhuaçu. Eles observaram as áreas disponíveis para sediar a companhia e vamos ver se a gente consegue realizar este sonho. A prefeitura já é parceira dos bombeiros e o que depender de nós, vamos fazer o possível para que tudo seja resolvido”, ressaltou.
O Presidente do Rotary Club de Manhuaçu, Claudinei Domingues Lopes, destacou qual era a meta dos rotarianos. “A ideia inicial era de movimentar a sociedade e conseguimos isto, tanto é que o projeto apresentado foi levado ao prefeito e encaminhado à Belo Horizonte. A resposta foi imediata e estamos hoje trabalhando em conjunto a fim de melhorar o atendimento à comunidade. Estamos tentando estabelecer metas e ideias para melhorar as instalações dos bombeiros em Manhuaçu”, explicou.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Renato Cezar Von Randow, avaliou a visita dos bombeiros. “A promessa de que os bombeiros estariam em Manhuaçu foi cumprida e para nós é um caminho muito grande percorrido. As instituições do município estão congregadas pelo mesmo ideal e agora depende do resultado da vistoria, enviar a prefeitura e o Poder Executivo encaminhar à Câmara para que possamos aprovar o projeto”, finalizou.
Geilson Dangelo - portalcaparao@gmail.com