O Conselho Superior do Hospital César Leite reuniu-se na noite do dia 29 de março e aprovou o relatório de atividades e a prestação de contas de 2010. Durante a assembléia, diretores e a equipe administrativa apresentaram os resultados do último ano do HCL e do Plancel. Os avanços com a modernização, ampliações, novos equipamentos, investimentos em recursos humanos e em qualidade dos serviços foram destaque na apresentação.
Conduzida pelo Secretário do Conselho Superior, Márcio Leitão, a diretoria respondeu também questionamentos dos conselheiros sobre projetos em andamento e novas ações. O grande destaque foi a alta capacidade de resolução do Hospital César Leite e os resultados financeiros positivos, comprovados, inclusive, pela boa gestão e estratégias na compra de materiais hospitalares que permitiram grandes economias no período de um ano.
Os membros do Conselho Fiscal Lauar Estanislau, Leandro Campos e Célio Soares Rocha apresentaram também o relatório sobre o balanço do HCL e recomendaram a aprovação pelo conselho superior. A reunião foi encerrada com elogios à gestão competente e aos resultados excelentes de 2010.
“Como esta é uma atividade desenvolvida de forma voluntária, ficamos muito felizes em perceber que o Hospital César Leite é uma instituição benquista pela comunidade e que há o interesse das pessoas em contribuir com o HCL. Todo o conselho e diretoria se empenham pelo melhor”, avalia o tesoureiro Renato Cezar Von Randow.
No encerramento da assembléia, o provedor Fernando Lacerda aproveitou para agradecer a confiança e o reconhecimento do Conselho Superior. “Mostramos tudo o que foi feito durante o ano de 2010 e transcorreu dentro da maior tranqüilidade. Os conselheiros fizeram os questionamentos necessários e foram totalmente respondidos. O Conselho Superior é muito importante, pois nos dá segurança e apoio para o trabalho”.
NÚMEROS QUE SURPREENDEM
Fernando Lacerda explicou que os resultados do Hospital César Leite impressionam. “Somos surpreendidos a cada ano com os números levantados pela nossa equipe e que mostram esses resultados. Os dados confirmam que nosso hospital, com mais de 12 mil internações durante o ano, é um pólo regional de saúde. Ele tem um papel fundamental para Manhuaçu e toda a região, inclusive o Espírito Santo”, destacou.
Para a diretoria, esse aumento de demanda e da qualidade do serviço, exige que novos procedimentos sejam trazidos para a instituição com base no corpo clínico preparado e eficiente que existe no HCL. “Temos médicos altamente qualificados e competentes que desenvolvem trabalhos que não deixam a desejar nada a grandes centros de saúde do país. A cada dia que passa nos tornamos mais fortes e isso aumenta nossa responsabilidade. Apresentamos vários projetos que esperamos concluir neste ano e que seguem essa proposta de continuar crescendo”, antecipou.
ESTRATÉGIAS
Lacerda também apresentou com vários exemplos, estratégias de gestão que permitiram economias significativas e o aumento da eficiência do hospital nesse último ano, a partir dos levantamentos dos funcionários. “Quero agradecer a todos os nossos colaboradores e ao corpo clinico. Na verdade são esses funcionários que nos ajudam a fazer a diferença com essas estratégias de gestão. Fizemos uma compra de seringas, por exemplo, em que nosso farmacêutico Chardson e o setor de compras, avaliaram a mudança da legislação e orientaram a aquisição antecipada de materiais em grandes fornecedores. Compramos com o melhor preço do mercado e só com isso economizamos 189 mil reais. Isso mostra realmente o empenho da diretoria, conselheiros e de todos os nossos funcionários. É uma parceria que tem dado certo”.
O bom andamento do Hospital César Leite também foi novamente reconhecido. A instituição foi escolhida para ser referencia com outros dois hospitais em um novo projeto do Pro-Hosp. Isso mostra que mais uma vez o HCL está no caminho certo para se tornar um pólo em saúde no estado de Minas Gerais.
Satisfeito com o balanço de 2010 apresentado na reunião, Fernando Lacerda encerrou o encontro com uma mensagem a toda a família HCL. “Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de desempenhar esse trabalho, o reconhecimento do Conselho, registrar meu agradecimento também a todos os colaboradores e a todo o corpo clínico. É o resultado desses esforços que torna o HCL uma referência em saúde de qualidade para toda a região. Vamos continuar trabalhando para trazer mais conquistas”.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com