Combinando as disciplinas de Física e Artes, estudantes e professores do 9º ano do Ensino Fundamental do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) organizaram uma Mostra de Arte Cinética, atraindo olhares admirados de outros alunos e visitantes.
Professor Gelson Araújo com os alunos na Mostra de Arte Cinética |
De acordo com o Professor de Artes, Gelson Araújo, o trabalho teve como proposta principal “realizar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, neste caso Artes e Física, pretendida pelo programa pedagógico do CEM. Do ponto de vista da Arte levar ao conhecimento do aluno as possibilidades intrínsecas à produção artística, além de conhecerem o movimento artístico denominado Arte Cinética predominante nas primeiras décadas do século XX. Este movimento tinha por objetivo criar formas no espaço desprovidas de massa propriamente dita, utilizando para tal fim a luz e o movimento. Para a realização dos trabalhos dos alunos foram desenvolvidos esboços que propiciaram a visualização do projeto e sua posterior execução”.
A Coordenadora Lines Pereira ressalta que atividades como esta estimulam o aprendizado e uma maior interação entre os alunos, por meio do trabalho em equipe.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com