Com a presença dos representantes da Caixa Econômica Federal, Rogério Treci Gerente da agência Manhumirim e Dimas Lamounier, Superintendente de Governador Valadares, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Felipe Rodrigues Filho, do Centro de Tecnológico de Alternativa e Suporte Técnico a Agricultura Familiar (CTAF) Aurineide Rodrigues Pereira, o Vice-prefeito Paulo Januário, Presidente da Câmara de Durandé e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Flávio André, representantes da Convivência Engenharia e dezenas de populares, foram entregues oito casas, concluídas dentro do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.
O Superintende da Caixa, Dimas Lamounier, destacou a importância do projeto que contempla as famílias da zona rural, lembrando que os valores usados nas construções através do programa do governo federal não são restituídos, sendo totalmente bancados pelo governo. “A Caixa esta realizando em parceria com as instituições credenciadas, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CTAF e Convivência Engenharia, um trabalho que pretende manter as famílias no campo, isto é valorizar as pessoas que lá estão contribuindo para amenizar as invasões da população do campo para a cidade, pois é lá que elas produzem, por isso que o ex-presidente Lula criou o programa que esta dando certo, porque ele tem por objetivo dar dignidade as famílias nas comunidades rurais, com condições de moradias sem ter que pagar nada por isto, pois muitas das vezes as pessoas queriam continuar no campo, mas quando buscavam o apoio do governo, só tinha recursos para construir na cidade, com Lula foi diferente, os recursos estão sendo liberados para o campo”, concluiu.
Aurineide Rodrigues Pereira destacou as conquista que surgiram na gestão do ex-presidente Lula, que continua garantindo dignidade às famílias nas comunidades rurais no atual governo. “Tudo é graças a um programa que beneficia quem mora no campo e a CTAF esta preparada para elaborar os projetos, através das parcerias feitas com a convivência engenharia, caixa econômica federal e Sindicato dos trabalhadores rurais sem vaidades, com a única preocupação: beneficiar as famílias rurais, hoje foi entregue oito casas, mas na região são 257 sendo construídas e mais 1400 projetos prontos para serem assinados na Caixa”, lembrou.
Felipe Rodrigues Filho falou da importância da solenidade, que na ocasião contou a presença de representantes da Caixa, do governo municipal e principalmente das famílias, que estavam recebendo suas casas. Segundo ele, além das oito casas prontas, outras 150 estão com os projetos na Caixa para serem liberados. Felipe Rodrigues lembrou ainda que, os participantes do Programa Nacional de Habitação Rural, acompanharam de perto o trabalho que esta sendo realizado para todos, sem discriminação política e outros fins. Felipe agradeceu aos representantes da Caixa que se fizeram presentes, a Convivência Engenharia, CTAF e aos representantes dos órgãos públicos como o Vice-prefeito Paulo Januário, em especial o tesoureiro do STR e CTAF Sr. Anderson Louback e as demais pessoas e autoridades que participaram do momento considerado por ele, histórico para o município de Martins Soares.
Felipe fez questão de dizer em seu discurso que o programa de habitação rural está dando certo porque os convênios são assinados direto com as instituições representativas, sem depender de intermédio de município ou Estado. Ele destacou ainda que, as primeiras casas inauguradas no Estado de Minas foram entregues Martins Soares, onde não teve participação do Poder público, fato que comprova que as instituições são capazes de executar projetos que beneficiam o povo, com competência.
Antonio José - portalcaparao@gmail.com