João Batista Ferreira, o João Rato, e sua companheira Maria Aparecida de Oliveira Teixeira, 38 anos, foram conduzidos à delegacia pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Eles foram flagrados garimpando ouro no rio Manhuaçu, na região do Córrego Palmeiras, na zona rural de Simonésia, durante a tarde de quinta-feira, 14.
Em policiamento de rotina na zona rural, policiais militares do Meio Ambiente de Manhuaçu depararam com Maria Aparecida trabalhando em uma balsa garimpeira adaptada com bomba de sucção, em funcionamento nas águas do Rio Manhuaçu. Quando realizaram a abordagem, ela chamou o mergulhador, seu companheiro João Rato, que estava debaixo d´água.
O casal estava garimpando no local a fim de encontrar ouro. Eles afirmaram que não tinham a autorização ou licença ambiental. Todo material foi apreendido e os dois conduzidos para a delegacia em Manhuaçu.
O garimpo era feito com uma balsa de madeira montada sobre oito tambores de plástico de 200 litros e tinha um motor a diesel com bomba de sucção. Os policiais ainda apreenderam um bote e todo o equipamento de decantação e mergulho.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com