Não é só o café que movimenta a economia na Zona da Mata mineira. Em Manhuaçu, a produção de flores tropicais está em expansão. As mulheres são a maioria entre os produtores e experimentam uma nova fase nos negócios. Com o apoio do Sebrae-MG, o grupo formado por 16 mulheres e um homem criou a Central de Negócios Tropical Flores.
As primeiras compras em conjunto de insumos e equipamentos feitas por meio da Central renderam descontos de até 30% para os produtores. A Tropical Floresl também tem loja própria na cidade, onde são comercializados arranjos florais. “Com a união conseguimos fortalecer o nosso negócioâ€, conta Marlene Gama Dutra, presidente da Central.
Com uma variedade de mais de 50 espécies de flores e folhagens, os produtores investem em estratégias para aumentar a participação nas vendas no mercado local. Recentemente passaram a oferecer cursos de arranjos florais para decoradores da região.
Outra estratégia para aumentar as vendas é a assinatura mensal de flores. O serviço inclui a entrega de um arranjo uma vez por semana durante o mês. Consultórios odontológicos e médicos, escritórios de advocacia e residências são os que mais requisitam esse tipo de serviço, que custa entre R$ 80 e R$ 150. As flores mais comercializadas são Bastão do Imperador, Alpinea, Heliconia Rostrata, Bihai, EstrelÃcia, Antúrios e Copo de Leite.
O cultivo de flores tropicais na região de Manhuaçu é recente. Há oito anos sete amigas resolveram comprar algumas mudas de flores exóticas para plantar nos sÃtios das famÃlias. No inÃcio, a falta de conhecimento sobre o produto dificultou o desenvolvimento das plantações. “Não sabÃamos se o solo estava adequado, se as plantas gostavam de sol ou sombra, nem as técnicas de colheita. Perdemos parte das primeiras produçõesâ€, conta a produtora Marlene.
Persistente na busca de alternativas para melhorar a qualidade das flores, o grupo criou a Associação de Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas de Manhuaçu (Appoe) e buscou orientações do Sebrae-MG para organizar os negócios. Os produtores participaram de cursos de gestão, capacitação de mão de obra, conheceram plantações de Alagoas e de Costa Rica, referências nacional e internacional em flores da espécie, e também de feiras e eventos sobre tendências do segmento.
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“Os empreendedores da Appoe tentam, juntos, driblar as dificuldades. Eles não medem esforços para ganhar mercado, mesmo estando numa região em que a produção de café é a principal atividade econômicaâ€, explica a analista do Sebrae-MG, Ereni Emerick.
Diferencial
A maioria das produtoras de flores de Manhuaçu trouxe os maridos para os negócios. A exceção foi o engenheiro civil e professor Márcio José Otoni. Foi ele que convenceu a esposa, Rogéria Chaves, a investir no empreendimento.
O único homem entre as mulheres iniciou o cultivo há três anos e meio, com orquÃdeas. Depois se encantou com a beleza das flores tropicais. Ele pesquisou em vários paÃses e investiu na compra de plantas diferenciadas. Márcio é o único produtor na cidade que cultiva o Bastão do Imperador branco. A muda da espécie chega a custar R$ 400.
Márcio estabelece uma rede de contato com clientes e ajuda no planejamento das compras e vendas do grupo. “Sozinhos somos muito pequenos. Juntos ganhamos mais força para competir no mercadoâ€, avalia.
Central de Negócios Tropical Flores
17 associados
50 espécies de flores tropicais cultivadas
Produção de 1mil a 1,5 mil hastes por semana
Principais compradores: BH, Ipatinga, Governador Valadares e região
Vantagens das flores tropicais
Maior durabilidade pós-colheita
Resistência no transporte
Variedade de cores e formas
Grande aceitação no mercado externo
Floricultura no Brasil (2010)
R$ 3,8 bilhões em faturamento
15% de crescimento anual
US$ 28,68 milhões em exportações
Principais importadores: Holanda, EUA, Itália, Portugal, Bélgica e Japão
Maiores produtores de flores do paÃs:
- São Paulo (53%)
- Minas Gerais (13%)
- Rio Grande do Sul (5%)
- Santa Catarina (4,5%)
- Rio de Janeiro (3,6%)
- Ceará (3,3%)
Fonte: Hórtica Consultoria e Treinamento