Portal Caparaó - Abi-Ackel defendeu a votação do novo Código Florestal
Agronégocios

Abi-Ackel defendeu a votação do novo Código Florestal

28/04/2011 - Atualizado em 28/04/2011 21h26
O Deputado Federal Paulo Abi-Ackel defendeu a votação do novo Código Florestal na reunião de líderes.

O deputado Paulo Abi-Ackel participou de reunião ao Colégio de Líderes na Câmara dos Deputados realizada na última terça-feira, 26, para tratar das alterações do Código Florestal (PL 1876/99). Na ocasião, estiveram presentes os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi; da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Durante a reunião, o presidente Marco Maia anunciou que vai manter o compromisso de colocar a matéria para ser discutida na próxima terça-feira (3 de maio), mas há divergências na base do governo para adiar a votação. 

Na avaliação do líder Paulo Abi-Ackel, a bancada tucana defende a votação urgente por ser favorável ao avanço do Brasil. “O adiamento da votação do Código Florestal cria uma insegurança não só para os pequenos produtores, mas para a agricultura como um todo e para os interessados na preservação ambiental” disse.

DEMANDA DA REGIÃO

No início de Abril, o deputado Paulo Abi-Ackel recebeu diversos produtores da região na Câmara dos Deputados. Ele garantiu apoio às lideranças nas demandas da agricultura da Zona da Mata de Minas Gerais na questão do Código Florestal.

Na avaliação do deputado Paulo Abi-Ackel, a participação da sociedade e principalmente dos produtores rurais de todo o Brasil nas definições do novo código é fundamental. “Questões como a regulamentação desta matéria não devem ficar ao sabor das indefinições do governo. Se há duvida sobre um ou outro aspecto, o Congresso é o local certo para produzir o consenso e, assim, orientar o setor com regras claras que atendam a todos”, defendeu.

Ela analisou o cenário da região e argumentou que as pequenas propriedades, característica da divisão fundiária da Zona da Mata, seriam muito afetadas e várias se tornariam inviáveis com a proposta original do novo Código Florestal.

O deputado Paulo Abi-Ackel concorda que há a necessidade de incentivar a recomposição e preservação das áreas de mata pelos produtores rurais. Entretanto, considera que a melhor maneira de incentivar os produtores a manter a reserva legal é fornecer subsídios para que se possa fazer uso econômico da mata. “O caminho que nós defendemos é a produtividade conciliada com a preservação da natureza”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.